Atualização do EqM Móvel facilita o registro de execução de ordens de serviço

Recentemente, o EqM Móvel, módulo do EquipMaint voltado para o trabalho realizado em campo, passou por um processo de atualização em sua funcionalidade. A partir de agora os clientes podem contar com a aplicação de registro de execução de ordens de serviço de campo. “Parece algo simples, mas o grande desafio é que a funcionalidade esteja integrada com o sistema de planejamento e programação. São poucas as empresas que têm a aplicação móvel nativa do sistema de manutenção como é o caso do EqM Móvel. Garantimos a rastreabilidade do processo, como exigem as agências reguladoras e certificadoras.”, afirma Maurício Braga, diretor de operações da In Forma.

A versão anterior do EqM Móvel teve foco na atividade de inspeção em linhas de transmissão com o registro de anomalias/defeitos. Na nova versão, a etapa seguinte é adicionada: o registro da atividade corretiva, eliminação dos defeitos. O grande benefício é a qualidade da informação e o ganho de produtividade, pois contribui para evitar erros na comunicação ao padronizar a informação que é utilizada no registro durante a execução em campo e evita o retrabalho de digitação na volta ao escritório.

 

 

 

 

De acordo com Maurício, os mantenedores costumam passar muito tempo fora da base realizando as manutenções, o que gera um grande volume de informações, geralmente anotadas em bloco de papel ou formulário. Ao serem transferidas para o computador o risco de erro de transcrição é muito alto, sem falar na perda de produtividade. Com a nova funcionalidade é possível fazer o serviço e imediatamente registrar todas as informações no aplicativo para dispositivo móvel, tablet ou smartphone, além da possibilidade de anexar imagens e documentos”, explica o diretor.

Na aplicação móvel tudo que será registrado é tabulado, o usuário apenas seleciona o que deseja, garantindo a precisão da informação para os dados registrados como o apontamento de horas e os materiais utilizados na atividade em campo. A funcionalidade também tem a capacidade de guardar a coordenada geográfica referenciada do momento em que foi registrado o defeito ou a correção dele, possibilitando várias análises gerenciais sobre a atuação dos mantenedores.

 

Além disso, a equipe de desenvolvimento da In Forma voltou a atenção para aprimorar o visual da aplicação, refinando a usabilidade do EqM Móvel e melhorando a experiência do usuário. “Sentimos a necessidade de nos dedicarmos à soluções em que o usuário pudesse se relacionar de forma natural com o computador móvel e evoluímos para os melhores padrões mundiais, tornando as informações mais acessíveis e legíveis no sistema e os processos são realizados com 15% a 40% dos cliques das telas tradicionais”, destaca João Paulo, engenheiro de software. Em diversas demonstrações do produto a usuários, os ganhos de produtividade foram percebidos imediatamente.

A atualização foi desenvolvida através de estudos, pesquisas e do contato direto com os clientes que permitiu extrair os requisitos e informações certas para pensar nas soluções mais adequadas. Ela já foi apresentada e liberada para os clientes que tiveram uma reação muito positiva com a novidade e já estão começando a utilizá-la. Durante a fase de adaptação, a equipe de suporte da In Forma executará o acompanhamento dos clientes, realizando treinamentos para orientá-los. “Toda vez que a gente libera uma versão, elaboramos um documento explicando detalhadamente quais são os recursos novos para aquela funcionalidade. Então, criamos um manual explicando como é a nova ordem de serviço dentro da aplicação’ , conclui João Paulo.