Atualização do EqM Móvel facilita o registro de execução de ordens de serviço

Recentemente, o EqM Móvel, módulo do EquipMaint voltado para o trabalho realizado em campo, passou por um processo de atualização em sua funcionalidade. A partir de agora os clientes podem contar com a aplicação de registro de execução de ordens de serviço de campo. “Parece algo simples, mas o grande desafio é que a funcionalidade esteja integrada com o sistema de planejamento e programação. São poucas as empresas que têm a aplicação móvel nativa do sistema de manutenção como é o caso do EqM Móvel. Garantimos a rastreabilidade do processo, como exigem as agências reguladoras e certificadoras.”, afirma Maurício Braga, diretor de operações da In Forma.

A versão anterior do EqM Móvel teve foco na atividade de inspeção em linhas de transmissão com o registro de anomalias/defeitos. Na nova versão, a etapa seguinte é adicionada: o registro da atividade corretiva, eliminação dos defeitos. O grande benefício é a qualidade da informação e o ganho de produtividade, pois contribui para evitar erros na comunicação ao padronizar a informação utilizada no registro durante a execução em campo e evita o retrabalho de digitação na volta ao escritório.

De acordo com Maurício, os mantenedores costumam passar muito tempo fora da base realizando as manutenções, gerando um grande volume de informações, geralmente anotadas em bloco de papel ou formulário. Ao serem transferidas para o computador o risco de erro de transcrição é muito alto, sem falar na perda de produtividade. Com a nova funcionalidade é possível realizar o serviço e imediatamente registrar todas as informações no aplicativo para dispositivo móvel, tablet ou smartphone, além da possibilidade de anexar imagens e documentos”, explica o diretor.

Na aplicação móvel tudo que será registrado é tabulado, o usuário apenas seleciona o que deseja, garantindo a precisão da informação para os dados registrados como o apontamento de horas e os materiais utilizados na atividade em campo. A funcionalidade também consegue guardar a coordenada geográfica referenciada do momento em que foi registrado o defeito ou a correção dele, possibilitando várias análises gerenciais sobre a atuação dos mantenedores.