EQM Integra facilita a convergência entre sistemas

O EquipMaint oferece diversos serviços que facilitam a gestão integrada de ativos físicos de empresas distribuídas ou reguladas. Um deles é o EQM Integra, responsável por adaptar o software com sistemas de terceiros. O serviço proporciona a integração entre sistemas e a execução das operações internas, como Geração automática de OS, Cálculo de Depreciação Patrimonial, Geração dos Indicadores da Parcela Variável, Limites Operacionais, Encerramento de Solicitação de Serviços, entre outras.

Dentro de uma corporação, um sistema de informação pode ser constituído por vários sistemas de diversos fornecedores, cada um com a sua responsabilidade e estrutura interna. “Fazer eles conversarem entre si, faz com que eles funcionem​ como um único sistema. E essa orquestração​ promove redução no trabalho operacional, agilizando os processos e garantindo a integridade da informação”, analisa Smokoveck Florencio, Arquiteto de Software da In Forma.

O EQM Integra foi elaborado com dois objetivos, o primeiro é constituir a comunicação entre o EquipMaint e sistemas de outros fornecedores, o segundo é realizar os processos internos do software de forma automática. “O objetivo principal é a integração entre sistemas de forma desacoplada, sem causar dependência no processamento entre os sistemas. Além disso, ele funciona como um gerenciador dessas integrações, mantendo todo o registro de dados enviados e recebidos, fazendo o monitoramento de falhas e permitindo a configuração de parâmetros das integrações’, explica Smokoveck.

Essa integração pode ocorrer nos dois sentidos, ou seja, tanto para enviar quanto para receber informações. Dessa forma o EquipMaint pode estar integrado a processos relacionados a outras áreas da organização tais como estoque, compras, recursos humanos, entre outras, que estejam cobertas por outros sistemas. “A ideia surgiu da necessidade de integrar sistemas terceiros independente do meio de comunicação disponível para o envio e recebimento de dados. Com o EQM Integra é possível utilizar tecnologias modernas de Webservices (SOAP, Rest, etc.), acesso a banco de dados, protocolos proprietários (como SAP™ NetWeaver™), arquivos texto e até mesmo protocolo de e-mail”, ressalta o Diretor da In Forma, Leningrado Florencio.

Posteriormente, os idealizadores do EQM Integra perceberam que a necessidade dele se expandiu também para o uso do mecanismo para as rotinas automáticas internas do EquipMaint. Ou seja, além da integração com os sistemas externos, ele pode agendar e executar rotinas internas, como por exemplo, a consolidação de indicadores. “Atualmente o EQM Integra troca informações com diversos sistemas, como é o caso do SGI (Sistema de Gestão de Intervenções) do ONS. A partir dessa integração o EquipMaint notifica as Solicitações de Intervenção ao ONS e recebe autorizações para as mesmas. Através dele também é possível integrar-se ao SAM (Sistema de Acompanhamento da Manutenção) do ONS para estabelecimento do plano de manutenção anual”, detalha o diretor.