Nova marca reflete momento de expansão e visão de futuro da In Forma

Prestes a completar 25 anos de atuação, a In Forma vive um dos momentos mais positivos de sua história, de muitas mudanças e de um crescimento acelerado e consistente. Para comunicar ao mercado essas transformações e este novo posicionamento, é com muito orgulho que anunciamos nossa nova marca, que reflete este contexto de expansão e, por que não, de reinvenção da empresa.

Estamos vivendo, de fato, um momento muito especial na trajetória da In Forma. A empresa toda está com uma cara nova e crescendo muito, em sintonia com nossos propósitos. Percebemos que era importante nos apresentar de uma maneira mais contemporânea e impactante. A marca anterior, além de antiga, já não refletia os conceitos atuais da organização e, principalmente, não traduzia a nossa visão de futuro”, diz Ismar Kaufman, CEO da In Forma.

A decisão de adotar uma nova marca corresponde também a uma estratégia de ampliação comercial, para além das fronteiras do setor elétrico, ainda hoje principal mercado de atuação da In Forma, em direção a novos segmentos, com foco na conquista de clientes importantes com perfil de operações distribuídas ou reguladas.

“Essa mudança oficializa uma fase de intensa renovação da In Forma, demonstrando todo o seu crescimento, o fortalecimento de sua infraestrutura e a qualificação de sua equipe, cada vez mais experiente e preparada tecnicamente. Por ser uma empresa essencialmente inovadora, a In Forma precisava, nesse momento, se apresentar de um jeito diferente para o mercado. Então a nova marca chega em boa hora, representando todo esse processo”, afirma Luiz Vieira, integrante do Conselho de Administração da empresa.

Desenvolvida pela tradicional agência DA-DPA, especializada em design, a nova marca é a terceira desde o início da fundação da In Forma. A anterior vinha sendo utilizada desde 1999 e, devido às diversas mudanças que foram vivenciadas pela In Forma nesse período, é possível notar um rompimento maior da segunda marca para a atual, lançada em primeira mão para os colaboradores da empresa na noite da última sexta-feira, 15/09, no Empresarial ITBC / Softex, no coração do Porto Digital, no Recife, onde está localizada a nossa sede.

A construção da nova marca foi baseada em diversas reuniões entre os diretores da In Forma e a conceituada designer Carla da Fonte, diretora da DA-DPA, além de pesquisas profundas sobre o mercado de tecnologia da informação e os negócios da economia digital. “A concepção da nova marca foi realizada tendo em vista elementos associados à inovação, integração de processos, versatilidade, dinamismo e flexibilidade. Para representar visualmente tudo isso, criamos o novo símbolo, original e surpreendente, para designar um fluxo contínuo de processos complexos e integrados. Escolhemos uma tipografia bastante moderna, que ainda passou por uma estilizada, e também novas cores, mais intensas e vibrantes”, explica, com entusiasmo, Carla da Fonte.

Para refletir de forma completa o novo posicionamento da In Forma, a nova marca ainda traz consigo um novo slogan: “Powered by Smart People”. Uma valorização do nosso ativo mais valioso: as pessoas. São elas que formam nosso rico capital humano, um diferencial competitivo único e insubstituível.

Premiada por quatro vezes consecutivas no GPTW (Great Place to Work) como uma das melhores empresas para se trabalhar em Pernambuco, a In Forma prioriza os investimentos contínuos na formação e no treinamento da sua equipe. “As soluções e os serviços oferecidos pela empresa só são possíveis a partir do conhecimento intelectual da nossa equipe. Nossos clientes não compram apenas uma tecnologia, mas sim todo o conhecimento a respeito do seu negócio e do seu segmento de atuação. Este é o principal valor agregado ao nosso produto. É por isso que os clientes tomam a decisão de escolher a In Forma e, assim o fazendo, nos colocam em uma posição de destaque no mercado”, revela Ismar Kaufman, nosso CEO.

Responsável pelo insight da criação do slogan, a diretora de produção Virgínia Sgotti brinca dizendo que foi quase uma epifania o fato de ter tido essa ideia e conta como foi o processo. “Em uma conversa com os demais diretores e a designer, concluímos que a tagline deveria representar nossa essência, o que realmente somos. Fiquei refletindo sobre isso e cheguei a essa resposta”, relembra. Virgínia explica ainda que a tagline faz um jogo de palavras com expressões importantes do mercado em que a In Forma atua. “O powered remete a força e energia; a palavra smart faz referência ao traço de inteligência artificial que agora marca os produtos da In Forma, e ainda ao termo ‘smart grid’, que são as redes inteligentes de energia”, conclui. A expressão “powered by” ficou famosa pelo uso inicial que a Intel™ deu e depois foi muito usada para associar com software ou hardware. Nossa empresa inova ao mostrar que é energizada por (powered by) pessoas.

RECONHECIMENTO DOS CLIENTES

Confira, a seguir, o que dizem alguns dos nossos clientes sobre a In Forma e este momento marcante em nossa trajetória:

“A State Grid confia muito no trabalho realizado pela In Forma para a correta gestão de seus ativos. A empresa tem demonstrado ser uma excelente parceira, oferecendo um serviço de qualidade de forma ágil e inovadora”. Jorge Bauer, Diretor da State Grid Brazil Holding S.A.

“Agilidade, competência e confiança são marcas registradas da In Forma, que há mais de dez anos vem prestando serviços de alta qualidade para a Chesf. Parceria exitosa que nos possibilitou alcançar excelentes resultados nos mais diversos projetos. Desejamos continuidade e muito sucesso para todos que fazem a In Forma”. Paulo Simões, Gerente do Departamento de Sistemas de Informação (DGIS) da Chesf.

“Temos a parceria com a In Forma há mais de 10 anos, buscando soluções para a gestão integrada de Operação e Manutenção. Com vários desafios de um ambiente de negócios altamente fiscalizado e regulado, mas sempre criando de forma ágil e criativa as respostas e melhorias para a efetiva gestão de ativos”. Thiago Bonifácio, Gerente do Departamento de Gestão e Controle de Qualidade da Manutenção da Geração e Transmissão (DOMQ) da Chesf.

A VISÃO DOS COLABORADORES

“Um dos pontos relevantes nessa mudança na marca da empresa é o desafio que vem pela frente. O de produzir mais, mantendo o padrão de qualidade do trabalho no dia a dia. Isso gera um crescimento no conhecimento da equipe”. Rodrigo Souza, Consultor, Analista de Negócios. Há 17 anos na In Forma.

“As oportunidades geradas serão muito maiores. Com elas virão novos desafios e uma maior demanda por mão de obra. Por isso, a expansão da In Forma é tão relevante, pois trouxe um salto de qualidade, de imposição no mercado e mostra o novo posicionamento da marca”. João Paulo, Desenvolvedor. Há 4 anos na In Forma.

“É inovador o que estamos fazendo com o lançamento desse novo conceito da marca In Forma. É necessário sempre pensar diferente e responder bem ao desenvolvimento. Além disso, nós temos um ambiente de trabalho acolhedor, pois somos uma empresa formada por gente. Um ambiente no qual todos interagem. Essa é a nossa essência, a nossa metodologia de trabalho”. Leonardo Pereira, Analista de Negócios. Há 7 anos na In Forma.

Galeria de Fotos: evento de revelação da nova marca para os colaboradores

Sexta-feira, 15/09/2017. Auditório Roberto Monteiro. Empresarial ITBC / SOFTEX. Bairro do Recife. Porto Digital. Recife-PE.