Soluções do EquipMaint podem ser aplicadas em Gestão Ambiental

Diversas funcionalidades já existentes no EquipMaint permitem que ele seja estendido para a área de Meio Ambiente (Gestão Ambiental), responsável por definir, executar, controlar e monitorar processos empresariais que possam impactar de forma positiva ou negativa o meio ambiente

Essa possibilidade começou a ser avaliada a partir de uma demanda de um dos clientes da In Forma, a Usina Hidroelétrica de Três Irmãos. “Ao conhecer o sistema e sua utilização em O&M, a equipe de Gestão Ambiental viu uma oportunidade de controle de seus processos através do software e nos solicitou uma apresentação. Analisando os processos do cliente, criamos uma parametrização e relatórios específicos que atenderam perfeitamente à demanda”, explica Maurício Braga, Diretor de Serviços.

Sempre que há uma concessão de Geração, Transmissão ou Distribuição de energia elétrica, além das normas regulatórias emitidas pela ANEEL, existem questões ligadas à preservação do meio ambiente no entorno da concessão que precisam ser respeitadas. “As ações e processos monitorados pela área de Gestão Ambiental de uma concessão (GTD) precisam aproveitar a possibilidade de sinergia com a área de Operação e Manutenção. Afinal de contas, o Meio Ambiente que estamos considerando está no entorno dos ativos gerenciados pela da concessão e é diretamente afetado por sua operação”, comenta o diretor.

Em uma hidroelétrica, por exemplo, é preciso acompanhar a qualidade da água do reservatório, o índice de mortalidade dos peixes, o aparecimento de algas e peixes ‘não nativos’, analisando se ocorreu algum impacto no ecossistema em que a usina está inserida. Em Transmissoras, uma linha de transmissão pode percorrer milhares de quilômetros, passando por diversos biomas e áreas de preservação. Uma das atividades rotineiras das equipes de manutenção é o monitoramento da vegetação nas proximidades da linha de transmissão para evitar o risco de desligamento provocado por queimadas na vegetação. Já nas Subestações (GTD), além do óleo isolante de transformadores e reatores, outros materiais poluentes são utilizados nos equipamentos e precisam ser manuseados adequadamente. Essas ações demandam controle e registro que podem ser otimizados através da programação conjunta das equipes de manutenção e Gestão Ambiental, para que nenhum compromisso ou norma ambiental sejam violados. O EquipMaint, portanto, colabora com a empresa mantendo essas equipes integradas em suas atividades e otimizando seus recursos.

Um exemplo de aproveitamento da sinergia entre as equipes se dá quando há a necessidade de poda ou erradicação de vegetação no entorno da linha de transmissão. Nesses casos, deve-se registrar em fotografias e relatórios informações do ‘antes e depois’ do serviço. Algumas vezes, o serviço só pode ser realizado após autorização da equipe de Gestão Ambiental. A equipe de manutenção realiza atividades de inspeção e registra no aplicativo EqM Móvel (para tablets) a necessidade de supressão vegetal, inclusive com fotos e vídeos. Esse material pode ser enviado automaticamente para a equipe de Gestão Ambiental através do software, para que a mesma providencie a autorização do serviço.

“Uma vez realizado o serviço, a equipe de manutenção registra novamente a área e esse registro pode ser encaminhado pelo sistema para a área de gestão ambiental. Ou seja, nenhum serviço de impacto ambiental será realizado sem o conhecimento, acompanhamento e autorização da equipe de Gestão Ambiental.”, explica o diretor. E complementa que da mesma forma, qualquer atividade que promova o descarte de material poluente é registrada nas ordens de serviço da manutenção e são acompanhados automaticamente através de relatórios pela equipe de gestão ambiental.

A integração que o EquipMaint possibilita aos diversos setores das empresas de energia é a principal característica da In Forma e isso tem sido percebido pelos seus clientes e pelo mercado.  “Ficamos muito satisfeitos em contribuir para que nossos clientes extraiam cada vez mais benefícios por adotar nossa solução e tenham economia nos seus processos de gestão. Entramos pela porta da O&M, mas naturalmente, vamos sendo levados para áreas vizinhas, como gestão ambiental e segurança do trabalho”, finaliza Maurício.