In Forma Software

Como o P&D da ANEEL contribui para o setor de energia elétrica

Em meio a um cenário incerto causado pela pandemia, as concessionárias de energia elétrica seguem na corrida incessante por inovações, para fazer frente aos atuais desafios tecnológicos, financeiros e de mercado – e também, é claro, para cumprir a legislação. Desde 2000, tais organizações devem aplicar anualmente um percentual mínimo de sua receita operacional líquida em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, segundo regulamentos estabelecidos pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em seu Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica.

Focado em destinar recursos a projetos que demonstrem originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade econômica nos processos e usos finais de energia, o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ANEEL é palco de uma coletânea de iniciativas que promovem a cultura da inovação no setor elétrico nacional e modificam o estilo de vida da sociedade. Em um país em desenvolvimento, com carência de recursos e de inovação, um programa como este reforça a importância da pesquisa como um instrumento para a evolução tecnológica.

O principal objetivo do programa é viabilizar o ciclo completo da cadeia de inovação, por meio da alocação de recursos em projetos de pesquisa que tragam benefícios diretos para as empresas de energia elétrica, entidades parceiras e consumidores. As empresas devem buscar a propagação da tecnologia desenvolvida, incluindo nos projetos, se possível, organizações que tenham interesse na comercialização do produto.

Quem determina a qualidade e a relevância de cada proposta é a ANEEL, que orienta, analisa e audita todos os projetos de P&D, com critérios palpáveis para estimular resultados efetivos de ganhos de produtividade. A cada critério (originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade econômica) é atribuída uma pontuação que determina a nota do projeto – a qual definirá a sua aprovação, total ou parcial, ou, ainda, a sua reprovação. 

Tecnologia da Informação e P&D: Oportunidades

Outro fator que demonstra a pertinência do Programa é a revolução tecnológica pela qual passa o setor elétrico mundial, com o acesso à energia se tornando cada vez mais disseminado entre os consumidores. Sem dúvida alguma, a inovação tecnológica tem, e continuará tendo, um papel fundamental no setor elétrico.

E mais do que estar por dentro dos fatores regulatórios, as companhias energéticas precisam acompanhar de perto as transformações digitais, encontrando oportunidades para alavancar os seus negócios. E é para isso que, nessa busca pelo novo e pela excelência, é importante contar com um parceiro que alia conhecimento e expertise neste setor, como a In Forma.

Com mais de 25 anos de experiência, a In Forma tem mais de 8 projetos de P&D concluídos, inclusive premiados. A líder em soluções para gestão de ativos em negócios oferece estudos de viabilidade técnica e econômica, além dos retornos dos investimentos.

Um exemplo de projeto significativo desenvolvido com a expertise da In Forma em parceria com a Smartiks e Universidade Federal de Pernambuco dentro do programa de P&D regulado pela ANEEL é o da Isa CTEEP, uma das principais concessionárias privadas de transmissão de energia elétrica do Brasil, que resultou em um middleware de integração sensível ao contexto para os sistemas de gerenciamento da operação da transmissão de energia.

São projetos como esse que elevam os ânimos de empresas, pesquisadores e, sobretudo, da população em meio a tantas incertezas sociais e financeiras provocadas pela pandemia, que alterou todo o cenário social e econômico do país. Porém, é imprescindível que continuemos impulsionando a pesquisa nacional, estimulando os atores públicos e privados e transformando os resultados das pesquisas em novidades e benefícios para o setor elétrico nacional. Afinal, todos os ganhos oriundos dessa cultura de inovação promovida pela ANEEL voltarão para a própria sociedade.

SOBRE A IN FORMA

Com mais de 25 anos de mercado, a In Forma é líder em soluções para gestão de ativos em negócios que atendam a regulação setorial, incluindo critérios rígidos de produtividade e segurança. 

Possuímos total aderência de processos e da regulação do setor elétrico brasileiro com diversas soluções ideais para organizações complexas, equipamentos de alto valor, normas e regulações rigorosas que necessitam de integração de processos. Nossa expertise agrega valor imensurável às companhias, pois garantimos qualidade durante toda a implementação do software e suas atualizações.

Solicite o contato de um dos nossos especialistas!