Evolução no EqM Móvel permite maior processamento de dados

Última alteração: 9 de Novembro de 2018 às 15:09

O EqM móvel é o software para dispositivos Android que valoriza o trabalho em campo de mantenedores, inspetores e operadores. Com EqM Móvel, os técnicos em campo levam informações importantes para seu trabalho e alimentam o sistema com precisão, detalhe e rapidez.

Após recentes avanços em sua plataforma tecnológica, o EqM Móvel pode processar grandes volumes de dados, beneficiando todos os clientes, especialmente distribuidoras de energia, cujas linhas e redes somam centenas de milhares de equipamentos.

Segundo o engenheiro de software Pablo Rodrigo, a melhoria do produto foi em uma tecnologia chamada cache de dados. Com ela, grandes volumes de dados são processados em minutos. “A carga de grandes alimentadores, com postes e equipamentos, que antes levava até uma hora, agora é realizada em minutos”, explica Pablo.

Sobre a atualização, Pablo esclarece que os pioneiros no uso do sistema foram as transmissoras, onde o número de estruturas estava dentro das centenas. No contexto da distribuição, o número de postes chega aos milhões. “Agora que a aplicação do sistema cresceu nas distribuidoras, a atualização foi necessária para atender a uma demanda real, já que eles trabalham com postes e possuem um volume de ativos que chega a gerar um arquivo de até 2GB”, revelou o engenheiro.

Na prática, o produto ganhou bastante em performance já que houve uma redução real no tempo de processamento da carga de dados. Essa funcionalidade estará disponível para todos os clientes nas próximas atualizações de versão.