Gestão de ativos com soluções inovadoras em tecnologia da informação

Última alteração: 7 de Fevereiro de 2019 às 17:27

As empresas brasileiras de energia estão cada vez mais inovadoras para não ficarem às margens das grandes transformações que chacoalham a economia mundial, sob a égide da chamada “Indústria 4.0”. As companhias encontram-se em mudanças profundas nos seus papéis na cadeia de suprimentos, nas suas ofertas de produtos e serviços, nas suas relações com os demais agentes econômicos e em seus processos produtivos. As tecnologias da informação e da comunicação assumem destaques tão centrais nesta revolução econômica, que o termo transformação digital surgiu para denominar esse movimento de inovação organizacional e tecnológica. Essas novas possibilidades oferecidas por soluções inovadoras em TI garantem competitividade e sobrevivência para as empresas que se renovam e redesenham suas relações entre pessoas, equipes, departamentos, empresas, países e blocos.

Em particular, a atuação no setor elétrico no Brasil exige uma abordagem de Indústria 4.0. “Este é um momento propício para que as empresas invistam em inovação. Mais do que nunca, a tecnologia de informação tem um papel essencial na gestão de ativos físicos, atuando na comunicação entre os sistemas, setores, equipamentos, produtos e colaboradores e agregando eficiência, segurança e confiabilidade às organizações com instalações complexas que precisam atender a rigorosas normas regulatórias”, destaca Ismar Kaufman, CEO da In Forma. De acordo com o executivo, as companhias que estiverem engajadas com o propósito da transformação digital terão mais chances de se manterem competitivas no mercado.

Concentrar a gestão de ativos físicos em um sistema especializado proporciona diversos benefícios tanto para a alta gestão quanto para os níveis operacionais de empresas de energia. Concessionárias e prestadores de serviço do setor como a State Grid, Neoenergia, Equatorial, Cotesa, Copergás e Energisa investem no software da In Forma, o EquipMaint, para realizar a gestão de seus ativos físicos. “Nossa solução estrutura os dados para viabilizar análise diagnóstica, preditiva e prescritiva. Dessa forma, entregamos às organizações uma alternativa para uma verdadeira abordagem de indústria 4.0 na manutenção e operação com alinhamento estratégico organizacional, indicadores continuamente atualizados sem burocratizar a companhia, e otimização de recursos e redução de riscos regulatórios”, explica Ismar.

Aplicando inteligência artificial em suas soluções, a  In Forma oferece ferramentas para antecipação de falhas, avaliação estatística de anomalias, priorização dinâmica de atividades e outras demandas de gestão de ativos críticos. “O EquipMaint é um sistema completo que preenche a lacuna entre a administração de tempo real e a gestão corporativa sustentada por um ERP. Ele é capaz de contribuir com melhorias nos indicadores regulatórios e gerenciais, na integração do fluxo de informações e possibilita a redução de indisponibilidades de serviço, diminuindo a incidência de penalidades. Tudo isso pode ser potencializado por nossa tecnologia de Inteligência Artificial”, pontua o CEO.

Com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de TI para a gestão de ativos no setor elétrico, a In Forma atende a demandas de distribuidoras de energia com cerca de 16 milhões de consumidores, transmissoras que operam mais de 30.000 km de linhas em alta tensão, geradoras de todos os portes, desde PCHs e eólicas até térmicas e hidrelétricas, que geram cerca de 20.000 MW. “Nossos clientes relatam que conseguem encontrar no EquipMaint o suporte para suas necessidades imediatas e, com isso, conseguem obter mais controle das operações, aumentar a produtividade de suas equipes e ainda reduzir custos. Mas percebemos que ainda há muito o que se fazer em nosso mercado, que podemos apresentar ainda mais soluções e que, apesar da expertise que já temos, podemos aprender e criar muito mais. Estamos sempre em busca disso”, complementa Kaufman. 


SOBRE A IN FORMA – Fundada em 1993, a In Forma integra o conceituado parque tecnológico Porto Digital, sediado no Recife, capital de Pernambuco, e atua em todo o Brasil e até no exterior. Tem como propósito oferecer soluções tecnológicas inovadoras e consistentes para a gestão de ativos físicos. Empenhada nesse objetivo, a In Forma se tornou especialista em tecnologia da informação para a gestão integrada de ativos em negócios que atendem à regulação setorial e a critérios rígidos de produtividade e segurança.  Atende clientes de todos os portes em setores estratégicos como Energia, Óleo & Gás, Infraestrutura, Transporte e Serviços. As tecnologias desenvolvidas pela In Forma oferecem soluções para a rastreabilidade, confiabilidade, segurança e produtividade dos processos de gestão de ativos das organizações. A In Forma oferece serviços de desenvolvimento de sistemas, consultoria e em pesquisa e inovação. Um dos seus principais diferenciais é o alto nível de conhecimento de sua equipe. Além de experientes, os engenheiros e desenvolvedores da In Forma são altamente especializados e contribuem de forma decisiva para o reconhecimento da organização como referência no mercado de gestão integrada de ativos em todo o Brasil. Sempre preocupada em oferecer qualidade máxima em seus serviços, a In Forma mantém-se no padrão “CMMI Services Level 2″​ e já obteve certificações diversas ao longo de seua trajetória, como MPS.BR e MPT.BR. Uma parcela significativa de seus colaboradores possui pós-graduação e certificações diversas, a exemplo de PMI, PSTQB e ScrumMaster.