Tecnologia inovadora para aprimorar a gestão de ativos

Última alteração: 9 de Novembro de 2018 às 16:45

Durante os últimos anos, o setor brasileiro de óleo e gás tem vivenciado um importante processo de transformação digital, expandindo consideravelmente suas oportunidades de crescimento na era da Indústria 4.0. Neste contexto de mudança, e também de adaptação às novas medidas regulatórias adotadas pelo Governo Federal, a indústria de óleo e gás busca cada vez mais auxílio na tecnologia e na inovação para a automatização de processos, digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, equipamentos, produtos e pessoas.

“O setor de óleo e gás está em constante transformação. A complexidade das plantas exige soluções inovadoras em tecnologia da informação para a gestão integrada de seus ativos físicos, que aumentem a confiabilidade dos ativos e a segurança na rastreabilidade completa dos processos”, destaca Ismar Kaufman, CEO da In Forma. De acordo com o executivo, a gestão sistemática de ativos possibilita a redução de riscos operacionais e penalidades regulatórias para as organizações de óleo e gás, que operam com um intenso fluxo de dados e trabalhos voltados para processos de planejamento distribuídos.

A In Forma realiza a gestão de ativos em importantes empresas do segmento, a exemplo da Copergás, em Pernambuco, e da PBGás, no estado da Paraíba, através do seu software, o EquipMaint. O sistema foi desenvolvido para auxiliar na integração de processos de empresas que lidam com instalações complexas que precisam atender a rigorosas normas regulatórias. “O EquipMaint é um sistema completo que preenche a lacuna entre a administração de tempo real e a gestão corporativa sustentada por um ERP. Os clientes desse segmento apontam que conseguem encontrar no EquipMaint o suporte para suas necessidades imediatas e ainda conseguem reduzir custos, obter mais controle das operações e aumentar a produtividade de suas equipes”, destaca Kaufman.

Concentrar a gestão de ativos físicos em um sistema especializado proporciona diversos benefícios tanto para a alta gestão quanto para os níveis mais operacionais de empresas de energia. Aplicando inteligência artificial, A In Forma oferece ferramentas para antecipação de falhas, avaliação estatística de anomalias, priorização dinâmica de atividades e outras demandas de gestão de ativos críticos.

“Nossa tecnologia fornece informações sofisticadas para uma análise diagnóstica, preditiva e prescritiva. Dessa forma, entregamos às organizações uma alternativa para  uma verdadeira abordagem de indústria 4.0 na manutenção e operação com alinhamento estratégico organizacional, indicadores continuamente atualizados sem burocratizar a companhia, e otimização de recursos e redução de riscos regulatórios”, complementa Ismar.