A Aneel tem uma série de regras
tarifárias que devem ser obedecidas de maneira integral. E, a partir do
cadastro de ativos devidamente estruturado, as empresas do segmento elétrico
têm mais possibilidades de dimensionar esses gastos de maneira precisa.
Contudo, com tantos ativos a serem
gerenciados (postes, transformadores etc.), obter uma descrição precisa de
todos, torna-se humanamente impossível. É nesse contexto que surgem softwares
especializados para melhorar a identificação e acompanhamento de todos os
recursos.
Na gestão de ativos do setor
energético, usar sistemas automatizados permite gerenciar cadastros com
agilidade e eficiência, eliminando riscos operacionais, uma vez que o operador
não precisará mais transferir manualmente os dados de cadastro para o banco de
informações.
Dados esses que também são usados
pela Aneel para calcular a base de remuneração das companhias, bem como
verificar se a operação está dentro das normas estabelecidas pelo Governo.
Assim, pode-se afirmar que a disponibilidade e rentabilidade de uma organização
depende diretamente da conformidade do cadastro com o órgão regulador.
De modo geral, a identificação
rápida e eficaz das divergências, proporcionada pelo aprendizado de máquina,
favorece empresas que melhoram a gestão de riscos, a fim de se desenvolver
sustentavelmente por meio de resultados mais expressivos em termos financeiros
e de satisfação dos usuários.
A transformação digital
é uma tendência que está se consolidando em todo o mundo corporativo. Não
aderir às soluções proporcionadas por esse novo cenário já não é mais uma opção
para as companhias que desejam se desenvolver, inclusive no setor elétrico.
Quando o assunto é a gestão de
ativos, o controle manual dos dados deve ser evitado ao máximo. Mesmo que haja
bastante cuidado, é comum que surjam equívocos, visto que os operadores não têm
a mesma capacidade analítica que uma máquina.
Entretanto, dependendo da falha no
momento do cadastro, haverá uma avaliação imprecisa sobre o planejamento
estratégico da operação e expansão da rede, o que impactará diretamente o caixa
da empresa, uma vez que a base de remuneração também é afetada.
Em um cenário cujo foco está no aumento
da produtividade e redução de custos, é essencial adotar ferramentas digitais
que ajudem a aprimorar os processos de cadastros de ativos. Do contrário, as
empresas do setor elétrico terão dificuldades de se manter em conformidade com
as normas regulatórias.
Apenas esse motivo mais do que
justifica investir em soluções de Tecnologia da Informação (TI) avançadas para obter mais agilidade ao fornecimento de dados
confiáveis e atualizados.
Contudo também é fundamental usar
sistemas de automação específicos para gestão de ativos nesse nicho. Veja como
a solução da In Forma, desenvolvida para esse mercado, contribui para os
processos de operação e manutenção.
No mercado brasileiro de
distribuição de energia, as bases de dados são revisadas periodicamente pelas
equipes internas e por consultorias especializadas, que utilizam diversos
procedimentos para identificar erros comuns, como composições inadequadas de
UC/UAR/COM e características incongruentes dos equipamentos com as redes onde
se encontram.
Apesar disso, não é simples
eliminar falhas de maneira impecável, visto que os erros são difíceis de serem
visualizados em virtude do enorme volume de dados.
E é por isso que a In Forma surge
como parceira ideal das distribuidoras do setor. Sua tecnologia tem como
principal objetivo organizar a base de dados de maneira segura.
Seus benefícios também estão
relacionados à integração de diferentes bases de informações. Com o uso
aprimorado de inteligência artificial, o recurso de revisão é capaz de
localizar anomalias nos cadastros de ativos das distribuidoras de energia e em
outros bancos de dados, como nos sistemas GIS.
A companhia que utiliza nossa
solução consegue fazer uma melhor gestão de riscos e ainda se desenvolver de
maneira sustentável. Na prática é possível garantir a conformidade com os
órgãos reguladores, reduzindo multas e aumentando a produtividade da equipe,
especialmente na criação e análise de cadastros.
Se você está em busca de
alternativas para melhorar o desempenho de empresas do setor elétrico, entre
em contato conosco agora e
descubra como funciona o Revisor de Cadastro de Ativos da In Forma.
Estamos à disposição para tirar
todas suas dúvidas!