Pesquisadores da In Forma Software tem dois artigos aprovados no XII CBPE

Última alteração: 3 de Setembro de 2020 às 21:20

O objetivo da In Forma Software é contribuir com a evolução do setor elétrico, por isso é com muito orgulho que agradecemos à nossa equipe de pesquisadores pela submissão de dois artigos provenientes de P&D ANEEL. Os artigos foram aprovados para apresentação no Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE) que está na sua 12ª edição neste ano, com o tema: "Segurança e Sustentabilidade no Futuro Energético". O CBPE acontecerá entre os dias 09 e 11 de setembro de 2020, é um evento organizado e promovido pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE).


Os trabalhos aprovados, possuem as seguintes especificidades:

 

Título do artigo: Data Mining aplicada na Manutenção Preditiva de Ativos em Termelétrica do NE do Brasil

Título do projeto: Projeto P&D ANEEL - Mapa de Riscos em tempo real baseado em Aprendizagem de Máquina aplicada na Manutenção Preditiva (PD-02901-0003/2019); Gestão e desenvolvimento pela In Forma Software

Autores: Starch Melo de Souza, Hemir da Cunha Santiago, Ricardo Bastos C. Prudêncio, Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Paulo Henrique Ramalho Pereira Gama, Benjamim Francisco da Costa Neto

Resumo: Neste trabalho, é apresentado o uso da metodologia CRISP-DM (Cross-Industry Standard Process for Data Mining) no desenvolvimento de um sistema inteligente baseado em aprendizagem de máquina. Esse sistema permitirá a predição do nível de risco de falha em tempo real de componentes da instalação, a partir de dados cadastrais e comportamentais, em uma termelétrica do NE do Brasil. Apresentamos os resultados obtidos nas três fases iniciais do CRISP-DM, que resultou em uma base de dados pronta para a fase de Modelagem. 

 

Título: Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisões de Renovação de Ativos

Título do projeto: Projeto P&D ANEEL - Ferramenta de Apoio à Otimização de Decisões de Renovação de Ativos (PD-02866-0514/2019); Contou com a participação de pesquisadores tanto da In Forma Software quanto da  Sinapsis Energia.

Autores: Dirceu Laube, Virgínia Adélia Cordeiro Sgotti, Ana Gabriela Bezerra Benitez, Felipe Ribeiro Miranda, Hemir da Cunha Santiago, Starch Melo de Souza

Resumo: Neste outro trabalho, é apresentada uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão para a renovação de ativos, considerando a regulação vigente no que diz respeito à remuneração dos equipamentos. As receitas regulatórias (CAPEX) do equipamento diminuem gradativamente ao longo do tempo, enquanto os custos operacionais (OPEX) tendem a aumentar com o desgaste e o envelhecimento da rede elétrica. Com isso, a integração entre a Base de Dados Geográfica da Distribuidora (BDGD) e o Relatório de Controle Patrimonial (RCP), e a análise das receitas remuneratórias, a partir de ferramenta de BI (Business Intelligence), auxiliam o planejador à medida que apontam os equipamentos críticos encontrados na base de dados de equipamentos da empresa.  


Gostaríamos de parabenizar principalmente os nossos pesquisadores pelo excelente trabalho desempenhado tanto no desenvolvimento dos projetos quanto na elaboração dos artigos publicados, os pesquisadores da Sinapsis Energia e a SOFTEX. Igualmente, agradecemos a Termocabo pela confiança depositada na In Forma Software na gestão e desenvolvimento do projeto de P&D.


Entre em contato agora mesmo com os nossos profissionais e solicite informações sobre Projetos de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação ANEEL, estamos à disposição!