Pré-operação: Como fazer o planejamento estratégico no setor de energia

Última alteração: 23 de Julho de 2020 às 10:59

A pré-operação é uma etapa obrigatória no planejamento operacional dos ativos, inclusive das concessionárias do setor elétrico.

Essa iniciativa possibilita que sejam realizadas ações que provoquem a interrupção total ou parcial dos serviços, denominadas de intervenções, que integram os planos de manutenção preventiva e preditiva.

Manutenções de transformadores ou nas unidades geradoras, testes nos disjuntores e troca de cadeia de isoladores, por exemplo, são atividades que estão em foco durante essa etapa do processo. Afinal, dentro do setor energético, elas são fundamentais para o desempenho e o compliance regulatório do negócio.

Dessa forma, para estarem de acordo com as normas da ONS, as empresas do segmento utilizam softwares para gerenciar adequadamente os ativos ligados à geração, transmissão e distribuição de energia, o que influencia diretamente na gestão das instalações.

Neste post destacaremos diversos fatores que mostram a importância de uma solução especializada para aperfeiçoar o gerenciamento de empresas do setor elétrico, na pré-operação.

Confira!

O papel da transformação digital na pré-operação

A transformação digital tem provocado grandes mudanças em vários segmentos (varejo, indústria, agronegócio etc.). Não à toa, no segmento elétrico essa transformação também é evidente e reflete na etapa de pré-operação.

Inclusive, hoje, soluções tecnológicas e processos inovadores colaboram para a execução de muitas tarefas durante essa fase, como:

       Planejamento inteligente da operação para manter o maior nível de disponibilidade no fornecimento de energia;

       Programação das intervenções, que devem ser comunicadas ao Operador Nacional Elétrico (ONS) e demais agentes impactados;

       Auxílio no cumprimento dos roteiros de manobra, que aumenta a agilidade e precisão na comunicação entre responsáveis pela pré-operação e operadores de tempo real;

       Apoio no cálculo da previsão de geração, o que é importante para o funcionamento das hidrelétricas, eólicas e fotovoltaicas;

       Suporte no cálculo da previsão da parcela variável, no caso das transmissoras.

Enfim, o avanço tecnológico deve ser explorado, ao máximo, pelo setor elétrico. Isso porque ele possibilita otimizar a disponibilidade dos ativos, melhorar a gestão dos equipamentos, monitorar os resultados, reduzir custos, diminuir a ocorrência de penalidades e aumentar a eficiência nas empresas. 

Qual a importância de contar com uma solução especializada no setor enérgico durante a pré-operação?

A fim de manter um alto nível de competitividade, é fundamental que as empresas do setor de energia invistam em soluções especializadas de tecnologia para que as atividades de pré-operação sejam executadas da melhor maneira possível e seguindo as regras e normas da ONS.

Contudo, geralmente as soluções tecnológicas escolhidas pelas companhias que atuam nesse mercado foram desenvolvidas para o segmento industrial e nem sempre são capazes de atender as demandas e as regulamentações específicas do setor de energia.

Isso, sem dúvida, gera problemas para que a execução das ações de Operação e Manutenção (O&M) sejam realizadas dentro das melhores práticas do setor energético.

Em outras palavras, um software preparado para atender as requisições específicas dessas companhias colabora para eficiência e um nível maior de colaboração entre os membros de uma equipe.

Além disso, ele também permite uma análise mais exata das condições dos ativos, proporcionando melhorias na gestão de riscos e a implementação de medidas para antecipar falhas. Assim, a empresa tem mais confiabilidade e possibilidades de cumprir as normas regulatórias.

O aumento da produtividade, o acesso mais fácil aos dados para a tomada de decisão e a visão mais ampla de como adotar medidas de segurança são outros pontos positivos quando se opta por uma solução de tecnologia especializada para o setor.

Eficiência

Para uma empresa do segmento de energia, é essencial ter parceiros que ofereçam soluções especializadas para gestão de ativos, como é o caso da In Forma.

Por ser especializada no setor de energia, comparada com outras soluções disponíveis no mercado, que são genéricas e atendem todos os segmentos.

Em um cenário de elevado nível de exigência dos clientes e dos órgãos reguladores, é essencial utilizar tecnologias que sejam capazes de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão de maneira estratégica.

4 vantagens que a In Forma traz para a pré-operação

A solução In Forma se destaca por ser desenvolvida especificamente para o setor de energia. Esse fator colaborou para o software ter uma posição de destaque, alcançando a liderança e o reconhecimento como o principal player do mercado.

Na pré-operação, a suíte In Forma apresenta uma funcionalidade para a criação, edição e gestão dos roteiros de manobra. Também possibilita a inserção desses roteiros no software e os anexa à Solicitação de Intervenção

A solução permite que essa documentação seja anexada às Ordens de Serviço da manutenção relativas a uma determinada intervenção. Além disso, conta com uma funcionalidade que exporta as Solicitações de Intervenção em um arquivo xml para ser carregado na plataforma do ONS, chamada de Sistema de Gestão da Intervenção (SGI).

Outro aspecto interessante é apresentar uma simulação da Parcela Variável para concessionárias de transmissão para as intervenções já registradas no sistema. Isso faz com que as ações da pré-operação sejam analisadas de maneira mais ampla.

Por fim, a In Forma também se caracteriza por trazer benefícios marcantes para as empresas do setor elétrico durante a pré-operação.

Para ajudá-lo a entender isso melhor, listamos a seguir as 4 vantagens. Confira:

1 - Padronização de documentos

Com uma documentação padronizada, é mais fácil visualizar as informações mais relevantes sobre a execução de diversas atividades, o que inclui, por exemplo, a gestão de ativos.

Contar com uma documentação correta também é relevante para estar em dia com as regras dos órgãos reguladores. Esse é um aspecto que não pode ser ignorado em hipótese nenhuma.

2 - Aumento da confiabilidade

Um software especializado tem como ponto positivo ajudar uma empresa a ter um maior cuidado não apenas com as informações, mas também com os procedimentos realizados pelos funcionários, aumentando o nível de segurança das pessoas durante a execução dos serviços.

Proteger dados e pessoas de maneira inteligente é um diferencial que as companhias do setor elétrico devem priorizar para atingir resultados mais expressivos.

3 - Agilidade nos processos

Informações com alto nível de segurança e disponibilidade propiciam que a tomada de decisão seja mais eficiente e rápida. Uma das consequências disso é que os processos se tornam mais ágeis.

Esse fator ajuda a evitar retrabalhos e a tornar os serviços mais dinâmicos, o que é crucial para uma empresa de setor elétrico conquistar a confiança dos stakeholders de maneira consistente.

4 - Previsibilidade de operação

A solução permite que haja uma noção exata do que será feito em todas as etapas de uma operação. Essa ação é primordial para que os erros sejam identificados previamente e eliminados com rapidez.

Otimize todos os processos de O&M no setor de energia com a In Forma

A solução In Forma beneficia as empresas do setor elétrico em diversas etapas, como nos trabalhos realizados durante a pré-operação. Isso mostra como é importante investir em tecnologias e soluções que proporcionam um diferencial competitivo e que conheçam do seu mercado de atuação.

A tecnologia também contribui para melhorar os processos da operação em tempo real, que consiste no monitoramento dos estados operativos de ativos, registrando todos os eventos importantes e inserindo nos sistemas dados sobre a situação atual (normalidade ou anormalidade).

Se para a sua empresa do setor elétrico é importante ter agilidade nos processos, garantir a segurança dos colaboradores, aumentar a produtividade e estar em dia com as normas da ONS, você então precisa falar com a In Forma.

Faça contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos especialistas em tecnologia para o setor de energia.