Como a tecnologia impacta as empresas de infraestrutura em tempos de COVID-19?

Última alteração: 12 de Maio de 2020 às 09:20

Devido à pandemia do COVID-19, a população está tomando medidas para prevenir a propagação do Coronavírus através do isolamento social. Muitos setores, como comércio e serviços, já se encontram paralisados, enquanto outros se adaptam ao cenário para manterem suas atividades.

Nesse cenário, a tecnologia tem sido um grande auxílio para empresas e pessoas em todo o mundo. Exemplo disso são ferramentas de reuniões, aplicativos de entrega, entre outros que estão ajudando todos a continuar se movimentando.

Mas e os serviços essenciais que garantem o fornecimento de energia elétrica, água e gás? Como eles podem utilizar a tecnologia para garantir a segurança de seus colaboradores e da comunidade?

O fato é que empresas do setor de infraestrutura tem a necessidade de garantir a confiabilidade e disponibilidade de suas instalações independentemente da ocasião. O grande desafio, nesse momento, é atingir esses objetivos e garantir, ao mesmo tempo, a segurança de seus colaboradores através do trabalho remoto.

Por essa razão, separamos alguns dos principais benefícios que a tecnologia entrega para essas empresas: a infraestrutura, colaboração, integração e priorização. Confira!

Infraestrutura

Nem todos os colaboradores precisam estar fisicamente presente na empresa para desempenhar suas funções. Alguns podem ficar em casa, evitando a exposição desnecessária e o perigo de contágio.

Para que isso seja possível, é necessário garantir infraestrutura para o colaborador realizar suas atividades como se estivesse no escritório. Sendo assim, além da necessidade de disponibilizar o acesso às informações e softwares através de uma conexão segura, a comunicação entre as equipes deve ser constante.

Vivemos em um período, no qual a computação em nuvem já é uma realidade comum e muito softwares já são utilizados independente da infraestrutura interna das empresas, em uma modalidade que o mercado chama de SaaS (Software as a Service, ou Software como um Serviço).

A computação em nuvem também possui diversas medidas desegurança, como: firewalls, backups, redundâncias, proteção contra acidentes etc. Dessa forma, supervisores, coordenadores, gerentes e diretores de todas as áreas podem acessar o banco de dados da empresa de forma segura.

Colaboração

A interação entre equipes no ambiente empresarial é um dos pontos mais importantes no dia a dia das empresas. Por isso, softwares capazes de entregar um ambiente de comunicação e colaboração auxiliam muito no trabalho remoto.

Por exemplo, quando a análise de uma anomalia ou falha repentina (envolvendo as áreas de Projetos, Obras, Manutenção e Operação) deve ser feita, utilizar um documento compartilhado diminui o risco de erros, falta de informações e, consequentemente, retrabalhos, proporcionando a entrega de um documento final muito mais completo.

A colaboração é uma característica que anda lado a lado com a integração. Isso porque, caso a base de dados não esteja devidamente integrada, o acesso das informações de cada uma das equipes pode ser bastante prejudicado.

Integração

Há pelo menos vinte anos, temos uma diversidade enorme de softwares especializados que auxiliam diversos setores em suas demandas específicas. Porém, da mesma forma que esses softwares aceleraram os processos, eles trouxeram um problema: a criação de silos de dados e, consequentemente, a concentração da informação.

Nos últimos cinco anos, com a aceleração da indústria 4.0, a disseminação do conceito de Big Data começou a surgir em alguns setores da economia. Assim, as companhias que adotam esse sistema podem contar com benefícios, como a integração entre os setores e a grande quantidade de informações relevantes que podem ser extraídas, sem precisar consultar outras pessoas.

A ciência de dados, termo que está ganhando popularidade dia após dia, é a aplicação de diferentes técnicas para extrair o máximo de informações que auxiliam áreas táticas e estratégicas das empresas a tomarem decisões mais conscientes e que impactam diretamente nos principais resultados do negócio.

Priorização

A priorização de atividades é um elemento de otimização que resulta em benefícios estratégicos para a empresa em termos de confiabilidade e disponibilidade das instalações.

A partir de algoritmos avançados é possível definir quais são as atividades de maior impacto por um conjunto de indicadores calculados, utilizando as bases de dados integradas.

A importância da priorização é ainda mais visível nesse momento em que nós estamos vivendo. Quando definimos o que deve ser tomado como imprescindível, é possível diminuir a exposição dos colabores que vão executar as tarefas.

A In Forma Software desenvolve tecnologia para a Gestão de Ativos há mais de 25 anos, atuando há 21 anos no setor de infraestrutura. Nesse período, todos os clientes contam nossa expertise e soluções na gestão de suas instalações, obtendo todos os benefícios que uma infraestrutura de excelência em ambientes colaborativos, integração entre bases, processos e priorização inteligente podem oferecer.

A suíte In Forma para Gestão de Ativos é hospedada em servidores em nuvem Oracle com alta taxa de disponibilidade, acima de 99,99%, com conexão segura fornecida por firewalls robustos, redundância tripla de datacenters, proteção contra incêndios, entre outros itens que garantem a infraestrutura de qualidade para nossos clientes.

Como nossas soluções foram e continuam sendo concebidas pensando na realidade das empresas de infraestrutura e com o intuito de garantir a maior extração de informação para munir os tomadores de decisão com uma visão detalhada do negócio, a suíte In Forma possui um ambiente colaborativo e integrado que conta com ferramentas de priorização inteligente que abrangem os processos de Gestão de Ativos.

Podemos ajudar você e sua empresa a atingir os objetivos sem colocar em risco a segurança de seus colaboradores. Nesse momento, é preciso que todos nós permaneçamos em nossas casas pelo bem de nossa sociedade e de quem nós amamos. Assim, entre em contato com um de nossos especialistas e contecom todos esses benefícios!