Pós-operação: Sistemas de análises para aumentar a confiabilide dos ativos

Última alteração: 9 de Julho de 2020 às 12:04

A pós-operação consiste em apurar resultados dos processos de operação e manutenção (O&M) a fim de analisar as ocorrências.

Na prática, todos os dias a iniciativa deve extrair um relatório consolidando todos os eventos ocorridos, os quais viabilizam a leitura dos principais indicadores de desempenho da companhia.

Essa etapa contribui para uma análise dos desligamentos, da disponibilidade da rede e de outras atividades realizadas por uma equipe multidisciplinar, responsável pelos trabalhos de regulação, engenharia, manutenção, projetos e operação em tempo real.

Contar com informações precisas e atualizadas sobre os ativos é fundamental para a manutenção preditiva ser executada dentro das melhores práticas do mercado.

Para tanto, é imprescindível contar com soluções tecnológicas que automatizem o cruzamento de informações e o fornecimento de relatórios.

Neste artigo, vamos explicar como a transformação digital colabora para as iniciativas ligadas à pós-operação atingirem um desempenho notável.

Confira!

O papel da transformação digital na prevenção e detecção de fraudes

A transformação digital promove mudanças em vários segmentos. Inclusive, no setor elétrico, esse fenômeno está presente de forma intensa.

Uma prova é o surgimento de soluções especializadas que possibilitam a emissão de relatórios e análise de dados para a otimização de processos.

Hoje, existem softwares que permitem gerenciar de forma preditiva, com foco na otimização de ativos de uma operação.

De modo geral, o avanço tecnológico se torna essencial para a extração de insights precisos que colaboram para uma performance mais expressiva nas empresas de transmissão e distribuição de energia elétrica e companhias de saneamento básico e de gás natural.

Além disso, essa mudança na maneira de gerenciar as informações cria uma forma nova de administrar que reflete diretamente no relacionamento com o público.

No Reino Unido, por exemplo, há um projeto para que todos os domicílios tenham um medidor inteligente de energia, responsável por encaminhar dados de consumo para nuvem.

Essa iniciativa vai propiciar que as distribuidoras adotem estratégias mais personalizadas para atender os clientes. Uma consequência disso é a melhoria dos serviços, a qual é essencial para a expansão do market share

Também vale reforçar que a transformação digital se destaca pelo aumento da automação em diversos processos de O&M do setor elétrico. Assim, torna-se mais viável adotar medidas com foco na prevenção e na identificação de fraudes.

Atingir um nível cada vez maior de eficiência é uma meta cada vez mais perseguida pelas empresas. O cenário atual exige essa postura, porque é uma iniciativa necessária para a redução de custos.

Como a In Forma consegue aumentar a eficiência dos processos de O&M através da pós-operação?

Para a pós-operação ser mais eficiente dentro dos procedimentos de O&M, você precisa de uma solução especializada.

Dessa forma, a Suíte In Forma, que tem recursos desenvolvidos para a experiência do usuário ser cada vez maior, aparece como a solução ideal.

Em todos os processos ligados ao setor elétrico, ela garante um grande detalhamento para as ações atingirem os objetivos previstos.

Na prática, Suíte In Forma possibilita que várias atividades sejam executadas de forma correta na pós-operação, como:

       Emissão automatizada do relatório diário de operação;

       Análise colaborativa das ocorrências;

       Consolidação dos resultados apresentados;

       Integração com as áreas de pré-operação e tempo real para otimizar processos.

Essas ações são muito importantes para o setor elétrico estar menos sujeito a paralisações que afetem, de forma significativa, o andamento dos serviços. Isso porque colaboram para uma avaliação do que pode ser feito para a implantação de uma postura de melhorias contínuas.

De modo geral, para subir de patamar, companhias do segmento de energia elétrica estão apostando na Suíte In Forma, especialista em atender às demandas das empresas do setor.

Principais vantagens da automação das atividades da pós-operação

O segmento de energia elétrica está reconhecendo, de maneira consistente, os benefícios de adotar a Suíte In Forma.

Para você entender isso melhor, vamos ressaltar os ganhos que a plataforma proporciona às empresas durante o processo de pós-operação.

Acompanhe!

Confiabilidade dos ativos

É indispensável ter uma noção exata do estado de operação dos ativos com alto nível de precisão. Do contrário, será cada vez maior o risco de uma interrupção prejudicar o andamento dos trabalhos.

Agilidade nas tomadas de decisão

Receber informações precisas e com elevado grau de precisão deixou de ser um luxo e passou a ser uma obrigação para as companhias do setor elétrico. Para isso ser concretizado, é recomendado apostar na Suíte In Forma.

Um dos motivos para utilizá-la é devido à disposição dos dados relevantes que contribuem para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.

Redução de custos na gestão de ativos

À medida que uma empresa do setor elétrico consegue ter mais confiabilidade nos ativos e condições de tomar decisões rápidas, maiores são as possibilidades de gerenciar a manutenção dos equipamentos de forma exemplar.

Dessa forma, torna-se perfeitamente viável diminuir os custos com a administração dos ativos em curto prazo.

Melhor gestão de equipes

O uso adequado das informações tem como um dos principais benefícios propiciar eficiência no gerenciamento de equipes em todas as etapas que envolvem a produção, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Com um time mais bem administrado, é viável diminuir consideravelmente o nível de erros e de retrabalhos. Isso tem um impacto direto na aumento da produtividade.

Cumprimento das metas regulatórias

Uma plataforma robusta, como a Suíte In Forma, se caracteriza por gerar um ambiente mais favorável para cumprir as metas de órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Esse aspecto permite que as empresas tenham mais credibilidade, o que é vital para conquistar a confiança do público e demais stakeholders.

Estabeleça processos de melhorias contínuas com a In Forma

Uma empresa do setor elétrico precisa ter um grande cuidado para que todos os processos sejam devidamente realizados. Uma opção para a gestão das atividades ser feita com inteligência e estratégia consiste na adoção de um software de alto nível, como a Suíte In Forma.

Essa solução se destaca por abranger os processos mais impactantes para uma companhia do setor elétrico. Assim, a operação em tempo real e a pós-operação apresentam mais garantias de seguir boas práticas, o que colabora para a redução de erros.

Se deseja alcançar um patamar superior ao da concorrência, vale a pena conhecer a solução da In Forma agora mesmo! Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!