Pós-operação: Sistemas de análises para aumentar a confiabilidade dos ativos

 

A pós-operação consiste em apurar resultados dos processos de operação e manutenção (O&M) a fim de analisar as ocorrências.

 

Na prática, diariamente a iniciativa deve extrair um relatório consolidando todos os eventos ocorridos, os quais viabilizam a leitura dos principais indicadores de desempenho da companhia.

 

Essa etapa contribui para uma análise dos desligamentos, da disponibilidade da rede e de outras atividades realizadas por uma equipe multidisciplinar, responsável pelos trabalhos de regulação, engenharia, manutenção, projetos e operação em tempo real.

 

Contar com informações precisas e atualizadas sobre os ativos é fundamental para a manutenção preditiva ser executada nas melhores práticas do mercado.

 

Para tanto, é imprescindível contar com soluções tecnológicas que automatizem o cruzamento de informações e o fornecimento de relatórios.

 

Neste artigo, explicaremos como a transformação digital colabora para as iniciativas ligadas à pós-operação atingirem um desempenho notável.

 

Confira!

 

O papel da transformação digital na prevenção e detecção de fraudes

 

transformação digital promove mudanças em vários segmentos. Inclusive, no setor elétrico, esse fenômeno está presente intensamente.

 

Uma prova é o surgimento de soluções especializadas que possibilitam a emissão de relatórios e análise de dados para a otimização de processos.

 

Hoje, existem softwares que permitem gerenciar de forma preditiva, com foco na otimização de ativos de uma operação.

 

Geralmente, o avanço tecnológico se torna essencial para a extração de insights precisos que colaboram para uma performance mais expressiva nas empresas de transmissão e distribuição de energia elétrica e companhias de saneamento básico e de gás natural.

 

Além disso, essa mudança na maneira de gerenciar as informações cria uma forma nova de administrar que reflete diretamente no relacionamento com o público.

 

No Reino Unido, por exemplo, há um projeto para que todos os domicílios tenham um medidor inteligente de energia, responsável por encaminhar dados de consumo para nuvem.

 

Essa iniciativa propiciará que as distribuidoras adotem estratégias mais personalizadas para atender os clientes. Uma consequência disso é a melhoria dos serviços, a qual é essencial para a expansão do market share.

 

Também vale reforçar que a transformação digital se destaca pelo aumento da automação em diversos processos de O&M do setor elétrico. Assim, torna-se mais viável adotar medidas com foco na prevenção e na identificação de fraudes.

 

Atingir um nível crescente de eficiência é uma meta cada vez mais perseguida pelas empresas. O cenário atual exige essa postura, porque é uma iniciativa necessária para a redução de custos.

 

Como a In Forma consegue aumentar a eficiência dos processos de O&M através da pós-operação?

 

Para a pós-operação ser mais eficiente nos procedimentos de O&M, você precisa de uma solução especializada.

 

Dessa forma, a Suíte In Forma, que tem recursos desenvolvidos para a experiência do usuário ser crescente, aparece como a solução ideal.

 

Em todos os processos ligados ao setor elétrico, ela garante um grande detalhamento para as ações atingirem os objetivos previstos.

 

Na prática, Suíte In Forma possibilita que várias atividades sejam executadas corretamente na pós-operação, como:

 

  • Emissão automatizada do relatório diário de operação;
  • Análise colaborativa das ocorrências;
  • Consolidação dos resultados apresentados;
  • Integração com as áreas de pré-operação e tempo real para otimizar processos.

 

Essas ações são muito importantes para o setor elétrico estar menos sujeito a paralisações que afetem, significativamente, o andamento dos serviços. Isso porque colaboram para uma avaliação do que pode ser feito para a implantação de uma postura de melhorias contínuas.

 

De modo geral, para subir de patamar, companhias do segmento de energia elétrica estão apostando na Suíte In Forma, especialista em atender às demandas das empresas do setor.

 

Principais vantagens da automação das atividades da pós-operação

 

O segmento de energia elétrica está reconhecendo, de maneira consistente, os benefícios de adotar a Suíte In Forma.

 

Para você entender isso melhor, ressaltaremos os ganhos que a plataforma proporciona às empresas durante o processo de pós-operação.

 

Acompanhe!

 

Confiabilidade dos ativos

 

É indispensável ter uma noção exata do estado de operação dos ativos com alto nível de precisão. Do contrário, será cada vez maior o risco de uma interrupção prejudicar o andamento dos trabalhos.

 

Agilidade nas tomadas de decisão

 

Receber informações precisas e com elevado grau de precisão deixou de ser um luxo e passou a ser uma obrigação para as companhias do setor elétrico. Para isso ser concretizado, é recomendado apostar na Suíte In Forma.

 

Um dos motivos para utilizá-la é devido à disposição dos dados relevantes que contribuem para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.

 

Redução de custos na gestão de ativos

 

À medida que uma empresa do setor elétrico consegue ter mais confiabilidade nos ativos e condições de tomar decisões rápidas, maiores são as possibilidades de gerenciar a manutenção dos equipamentos de forma exemplar.

 

Dessa forma, torna-se perfeitamente viável diminuir os custos com a administração dos ativos em curto prazo.

 

Melhor gestão de equipes

 

O uso adequado das informações tem como um dos principais benefícios propiciar eficiência no gerenciamento de equipes em todas as etapas que envolvem a produção, transmissão e distribuição de energia elétrica.

 

Com um time mais bem administrado, é viável diminuir consideravelmente o nível de erros e de retrabalhos. Isso tem um impacto direto no aumento da produtividade.

 

Cumprimento das metas regulatórias

 

Uma plataforma robusta, como a Suíte In Forma, se caracteriza por gerar um ambiente mais favorável para cumprir as metas de órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

 

Esse aspecto permite que as empresas tenham mais credibilidade, o que é vital para conquistar a confiança do público e demais stakeholders.

 

Estabeleça processos de melhorias contínuas com a In Forma

 

Uma empresa do setor elétrico precisa ter um grande cuidado para que todos os processos sejam devidamente realizados. Uma opção para a gestão das atividades  realizada com inteligência e estratégia consiste na adoção de um software de alto nível, como a Suíte In Forma.

 

Essa solução se destaca por abranger os processos mais impactantes para uma companhia do setor elétrico. Assim, a operação em tempo real e a pós-operação apresentam mais garantias de seguir boas práticas, colaborando para a redução de erros.

 

Se deseja alcançar um patamar superior ao da concorrência, vale a pena conhecer a solução da In Forma agora mesmo! Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!