Digitalização de informações gera valor e melhora o O&M das empresas de energia

 

Com o atual cenário de competitividade econômica, entender e operar os ativos das companhias tornou-se uma tarefa imprescindível para qualquer negócio. À medida que as tecnologias de operação e manutenção crescem, com a análise inteligente de informações, integração de dados, Big Data (confira matéria da In Forma sobre o tema aqui), o esperado é que as organizações aumentem sua produtividade ao mesmo passo em que reduzem seus custos.

 

Os altos investimentos das companhias de energia elétrica, por exemplo, se dão pela possibilidade do uso mais inteligente e eficiente de ativos e recursos naturais, além da questão sustentável, permitindo que sistemas com grande capacidade de análise entendam algoritmos complexos, que otimizam diversos serviços, como o envio das equipes a campo, utilização e distribuição adequada da energia, gestão precisa de equipamentos e deslocamentos.

 

Já é possível notar os resultados destes cenários apontados acima com boa parte das ferramentas disponíveis no mercado, conectadas às empresas do setor elétrico, que entendem em larga escala diversas informações para detecção precoce de falhas na rede, prevenção e integração com outros sistemas, principalmente o da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Como é o caso da Suíte In Forma, que possui alta capacidade de correlação e cruzamento de referências, gerando relatórios confiáveis e é integrado ao do órgão responsável.

 

 

Entendendo o problema 

 

Na manutenção e operação das distribuidoras de energia elétrica, uma das principais adversidades encontradas é no caso de falhas versus o rápido restabelecimento de luz na área afetada, em menor tempo possível. Um primeiro exemplo é quando há uma rede não supervisionada ou coordenação remota, em que o processo de entendimento da falta de energia se inicia em um call center e, então, os dados coletados pelo atendente chegam de forma tradicional no sistema interno da companhia. A partir deste momento, duas etapas precisam ser executadas: localização geográfica – de onde ocorre o problema – e o deslocamento de uma equipe que tenha o suporte necessário para tratar a ocorrência assim que chega ao local, pois é possível o cidadão comum informar um fato na rede elétrica, mas, na verdade, ter ocorrido outro.

 

A falta de energia pode ser ocasionada por quedas de árvores, pico de tensões, falhas internas, interferências externas, chuvas, obras, manutenções programadas, acidentes/colisão de veículos, entre outros motivos. É importante frisar que há equipes específicas para cada situação mencionada acima.

 

Neste processo, caso os profissionais cheguem ao local e identifiquem uma adversidade diferente da dita no call center, é necessário o avaliador interno gerar uma ordem de serviço adicional, aprovada pelo inspetor/coordenador da base mais próxima que, por ventura, pode gerar mais solicitações de serviços e requerimento de ativos, como um poste que precisa ser trocado, então terá que ser considerado o valor daquele ativo, o grupo que irá trocá-lo, o tempo para esta atividade, a logística envolvida, se há membros do grupo que devem retornar à base, fora a movimentação para identificar com propriedades mais inconformidades e, a depender da situação, acionar o gerente de manutenção e operação daquela regional ou liderança geral. Isso modifica em minuto a rotina de diversas áreas e pessoas, em diferentes horários e impacta milhares de ativos diariamente, em algumas conjunturas, sem necessidade, o que pode significar prejuízos financeiros graves à companhia.

 

Nota: É válido ressaltar que a diminuição no tempo da ocorrência e sua localização impactam diretamente no índice de qualidade das empresas. 

 

Recentemente, a In Forma publicou uma matéria sobre os indicadores do setor elétrico e como interferem nas tarefas diárias, caso não haja a gestão eficiente de dados, veja aqui.

 

Solução por meio de sistemas eficientes

 

Sistemas inteligentes e integrados proporcionam benefícios significativos às companhias, como mostraremos abaixo, pois também conseguem distribuir às pessoas corretas relatórios complexos de maneira ágil e engenhosa, peças-chave na hora de auxiliar uma tomada de decisão estratégica. A interligação das informações melhora:

 

  • Alta eficiência e redução de custo operacional;
  • Redução de perdas técnicas devido à operação dos ativos em condições otimizadas de carga;
  • Diminuição das operações realizadas pelas equipes em campo (desde chave até religadores, passando por reguladores de tensão, entre outros);
  • Possibilidade de maior assertividade dos investimentos da companhia por meio do acesso aos dados históricos de planejamento de O&M;
  • Informações otimizadas a respeito do sistema elétrico;
  • Redução do custo financeiro de não fornecimento devido à diminuição do tempo de recomposição da rede em caso de falta;
  • Uso eficiente dos ativos de distribuição como transformadores e linhas, devido ao controle do carregamento e níveis de tensão;
  • Alta segurança operativa – devido à automação de processos e treinamento de operadores;
  • Melhoria dos índices de qualidade em geral (DIC, DMIC, níveis de tensão de fornecimento, etc.);
  • Melhoria das perdas comerciais devido à identificação dos circuitos com alto índice de perdas.    

 

Segurança nas auditorias e due diligence

 

A conformidade dos serviços das empresas é uma etapa feita por meio de auditoria, em que uma apuração sistemática das atividades desenvolvidas tem o objetivo de averiguar se concordam com o que é praticado e certificado para o setor ou área. Entretanto, além da auditoria, existe outro processo minucioso que examina informações e documentos das organizações, conhecido como due diligence.

 

Para o due diligence, todos os dados de uma empresa contam as histórias de seus ativos, que, por sua vez, têm impacto direto na rentabilidade do negócio e são exigidos em processos tanto de due diligence quanto nas auditorias comuns. Por isso, é importante manter um histórico a longo prazo e relatórios consistentes e periódicos sobre o andamento da O&M da sua organização.

 

Apesar de muito utilizada comercialmente em casos de fusão ou venda de companhias, due diligence é a avaliação prévia que permite o conhecimento sobre a situação econômica de uma instituição, fornecendo ao comprador o status financeiro, riscos existentes e outras oportunidades de curto a longo prazo desse investimento, pois proporciona uma visão ampla do negócio e é, praticamente, um respaldo para quem deseja realizar algum tipo de aquisição.

 

Integração em tempo real

 

Rastrear e analisar a causa raiz da sua Operação e Manutenção auxilia diretamente na rentabilidade do seu negócio, antecipando problemas e trazendo soluções condizentes com órgão regulador e conformidades ao longo do tempo entre as auditorias necessárias e due diligence. Um sistema eficiente e integrado, com o da In Forma, permite a rápida digitalização dos dados da sua empresa e gera valor para um crescimento prático e sustentável, otimizando prazos e cruzando informações a cada segundo.

 

Você já sabia o que era due diligence?  Como sua organização lida com sistemas de O&M? Converse com os nossos especialistas e entenda o que podemos fazer pelo seu negócio.

 

 

SOBRE A IN FORMA

 

Com mais de 25 anos de mercado, a In Forma é líder em soluções para gestão de ativos em negócios que atendam a regulação setorial, incluindo critérios rígidos de produtividade e segurança. 

 

Possuímos total aderência de processos e da regulação do setor elétrico brasileiro com diversas soluções ideais para organizações complexas, equipamentos de alto valor, normas e regulações rigorosas que necessitam de integração de processos. Nossa expertise agrega valor imensurável às companhias, pois garantimos qualidade durante toda a implementação do software e suas atualizações.

 

Um software de ciência de dados traz valor ao seu negócio. A plataforma da In Forma tem um vasto conjunto de serviços que proporciona uma experiência completa, criada para melhorar os seus resultados.