In Forma Software

PowerInspekt: A solução que identifica anomalias através de imagens capturadas por drones!

 

O PowerInspekt é uma solução desenvolvida e mantida pela In Forma Software, em decorrência da alta demanda de inspeção de ativos e componentes em grandes plantas.

 

Enxergando a dificuldade dos operadores em manter seus inúmeros ativos em regiões de difícil acesso, a In Forma, sempre buscando tecnologia e inovação, soube traduzir a adversidade, de grande parte de seus clientes, em uma brilhante oportunidade para o mercado de energia.  A empresa logo percebeu que precisava otimizar a inspeção em uma resposta que avaliasse milhares de componentes simultaneamente. A solução, foi através de um software de inteligência artificial capaz de examinar e classificar várias classes de ativos. A equipe se concentrou, sobretudo, em soluções que pudessem oferecer uma experiência de uso focada na praticidade, minimizando as dificuldades características de um processo de inspeção dispendioso.

 

Através de imagens coletadas por drones, o PowerInspekt é um software destinado à inspeção,  com capacidade de classificação automática de defeitos. A identificação se dá por um modelo computacional baseado em aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda, capaz de identificar múltiplas ocorrências em características e contextos diferentes.

 

Enquanto abordagens anteriores tendem a focar na detecção de defeitos em um único componente, desconsiderando anomalias mais abrangentes. Nossos especialistas utilizaram uma abordagem inovadora ao detectar defeitos e anomalias em uma variedade de componentes. Isto foi possível através da aplicação de recentes técnicas de inteligência artificial combinadas para proporcionar detecção de falhas com acurácia e velocidade.

 

 ➔ Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas! 

 

Primeiramente, faz-se necessário definir quantos e quais objetos devem ser reconhecidos, através do levantamento de dados acerca dos tipos de falhas, reuniões e conversas com o cliente, e assim, delimitar um escopo de objetos a serem detectados nas imagens (placa de identificação, isoladores, amortecedores, para-raios, entre outros), bem como as possíveis anomalias e defeitos os mesmos (ausência de componentes, oxidação, quebra, ninhos de aves, etc.).

 

Desenvolvemos um protocolo refinado de coleta de imagens aplicado nas inspeções, para obtermos um alto nível de confiança na detecção de objetos usando IA (reconhecimento acima de 98% para as principais redes). Durante os testes iniciais, o TPR (taxa de verdadeiros positivos ou Recall) foi a métrica escolhida para representar o resultado quantitativo final. A média do TPR, considerando todas as 17 classes anotadas na base de dados, foi de 96,1%. O resultado foi muito acima do esperado no início do projeto, com isso, tanto a etapa de modelagem do sistema de detecção, quanto o trabalho de rotulação  de objetos nas imagens foram bem sucedidas, superando todas as metas determinadas no início do projeto.

 

O software de inspeção PowerInspekt, foi projetado para atender as necessidades dos usuários a partir do mapeamento de diversos cenários presentes no processo de inspeção. Como diferencial estratégico, nossa solução apresenta inúmeras vantagens:

 

 

 

Em síntese, o PowerInspekt é uma ferramenta completa no que diz respeito ao processo de mapeamento de falhas. Além de todas as funcionalidades descritas, nossa solução possui a característica de georreferenciamento, ou seja, permite ao usuário entender a localização geográfica dos ativos. Dessa maneira, o usuário consegue visualizar quais apresentam defeitos (identificados pela IA), quais já passaram pela revisão do inspetor, quais ainda não dispõem de imagens, e ainda permite a identificação e classificação, manual, dos equipamentos e das falhas – possibilitando que IA aprenda a detectar novos componentes ao longo do tempo.

Conheça mais sobre a solução em: https://materiais.informa.com.br/lp-powerinspekt

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp