In Forma Software

A importância da centralização de dados para a indústria de energia

Ter acesso a informações confiáveis em tempo real é uma das prioridades do setor elétrico. E isso tem se tornado cada vez mais importante em virtude da transformação digital, responsável por provocar mudanças consistentes na gestão de ativos e dos serviços oferecidos ao público. Esse aspecto tem favorecido um maior interesse das companhias em apostar na centralização de dados.

A partir do momento em que existe uma integração de sistemas, torna-se mais simples ter uma dimensão do que pode ser feito para evitar falhas e atingir resultados mais expressivos. Afinal, deve-se ter um cuidado expressivo dentro do setor elétrico para seguir as normas dos órgãos reguladores e proporcionar um serviço com elevadíssimo nível de disponibilidade.

Neste artigo, vamos detalhar de que maneira as empresas do setor elétrico podem administrar melhor um grande volume de dados com mais eficiência. Confira!

 

A centralização de informações como uma necessidade na indústria de energia

 

Uma empresa do setor elétrico pode contar com vários sistemas para gerenciar os serviços. Por exemplo, pode ser adotada uma ferramenta para gerir a manutenção dos ativos enquanto utiliza outra solução para monitorar os principais indicadores operacionais.

Da mesma forma um software pode ser usado para gerir os contratos com fornecedores e outro no acompanhamento dos almoxarifados. Essa conjuntura mostra que uma empresa do setor pode contar com o apoio de diversos softwares para manter os processos que compõem sua gestão em um bom patamar.

Por outro lado, se não houver uma boa comunicação entre esses diferentes sistemas, haverá riscos associados às tomadas de decisão. Já que a análise dos dados se torna mais complexa devido a distribuição dos mesmos, prejudicando o acesso às informações e sua qualidade.

Sem dúvida, esse cenário mostra como é fundamental apostar na centralização de dados para agilizar a capacidade de resposta, o que proporciona maiores condições de antever problemas e de fazer investimentos corretos com foco na melhoria contínua.

 

Necessidade

 

Pelo fato de a informação ter um valor cada vez mais expressivo no mundo empresarial, existe uma grande necessidade de que as organizações trabalhem com a governança de dados, que consiste em procedimentos para gerenciar as informações internas de uma empresa.

Isso é fundamental para avaliar como estão as estratégias de mercado, o gerenciamento de clientes, a performance dos softwares contratados e os investimentos realizados em ativos e em recursos humanos.

A governança também contribui para adotar medidas voltadas para a segurança e a integridade das informações, minimizando as possibilidades de que dados estratégicos sejam acessados por terceiros de maneira indevida.

Para a gestão dos dados atingir um nível mais elevado em uma empresa, é fundamental que as práticas de governança tenham como uma de suas prioridades a centralização de dados corporativos.

 

Qual o papel de um sistema integrado nesse contexto?

 

Uma concessionária de energia se caracteriza por ter uma gama enorme de dados à disposição. Afinal, é preciso gerenciar sistemas relacionados com o registro de dados que medem o desempenho dos processos de geração e distribuição de energia, por exemplo.

Fazer com que esse volume de informações possa se tornar mais acessível é uma das atribuições de um sistema integrado. Hoje, as companhias não podem olhar para a gestão de ativos como um processo independente dos demais, uma vez que eles podem possuir gargalos que vão além de suas respectivas áreas!

 

5 Benefícios da centralização de informações na indústria de energia

 

Há uma série de vantagens ao apostar na integração de sistemas. Para você compreendê-las melhor, vamos resumi-las de maneira detalhada. Acompanhe!

 

1.    Segurança

 

À medida que uma empresa adota boas práticas no gerenciamento de dados, maior será o nível de segurança da informação. Esse procedimento é muito importante para reforçar a imagem corporativa e evitar prejuízos financeiros.

Dependendo do caso, um cibercriminoso pode “sequestrar” os dados de uma organização e exigir uma recompensa em troca do acesso. Com ações inteligentes para proteger as informações institucionais, é reduzido consideravelmente o risco de enfrentar esse tipo de problema.

 

2.    Confiabilidade

 

Ao evitar que os dados empresariais fiquem espalhados, uma concessionária de energia tem um maior controle sobre as informações necessárias para os serviços serem devidamente executados.
Uma consequência disso é o aumento da confiabilidade dos dados, o que proporciona mais convicção de que as decisões tomadas são as melhores para atingir uma performance notável.

 

3.    Produtividade

 

Ao colocar em prática a centralização de dados, as equipes assimilam melhor a conexão das informações entre os diferentes segmentos da empresa.
Por exemplo, é viável verificar com mais facilidade os setores que necessitam de um maior investimento para que os serviços estejam de acordo com as exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Isso contribui para que haja um aumento na produtividade, o que consequentemente impulsiona a qualidade dos serviços e a capacidade de a empresa de responder às demandas do mercado de forma dinâmica e inteligente.

 

4. Rastreabilidade

 

Permitir a integração de dados e o acesso a pessoas autorizadas de forma simples sem burocracia é um dos aspectos marcantes da rastreabilidade de informações no setor elétrico.
Esse elemento também possibilita que haja um ambiente mais favorável para o desenvolvimento e implantação de soluções voltadas para aperfeiçoar os serviços. Afinal, permite que a gestão do conhecimento contemple diferentes equipes e beneficie a troca de informações.

 

5. Colaboração

 

A centralização de dados também é fundamental para uma companhia estar mais integrada, o que é imprescindível para que o trabalho entre as unidades seja realizado com foco em resultados.
Essa postura, por exemplo, contribui para o setor de comunicação tenha uma dimensão melhor de como a área técnica atua, contribuindo para que as estratégias de convencimento do público-alvo estejam mais próximas dos objetivos da empresa.
A colaboração entre as equipes permite que a companhia obtenha uma visão muito mais completa através de análises multidisciplinares. Tais análises são geradas a partir da contribuição de cada um dos colaboradores. Logo, ao trabalhar sob óticas distintas, qualquer problema detectado pode ter uma nova solução muito mais eficiente.
Esse cenário reforça o conceito de colaboração e aumenta as chances de haver um maior engajamento na equipe, algo muito importante para a geração de bons resultados.

 

Descubra como a In Forma contribui para a governança para a indústria de energia

 

A In Forma se destaca por disponibilizar soluções de TI que permitem a gestão de ativos em empresas reguladas tanto no Brasil quanto no exterior. Para isso, tem como uma de suas prioridades oferecer um sistema seguro e que melhorem o nível de governança dos dados.

Com foco em excelência operacional, a In Forma colabora para que as companhias do setor elétrico aperfeiçoem a centralização de dados e tenham um ambiente mais favorável para que a tomada de decisão se torne mais assertiva.

 Se está pensando em contar com soluções integradas e eficientes, vale a pena entrar em contato agora mesmo! Afinal, um bom gerenciamento de dados é a peça-chave para o sucesso!