In Forma Software

Dados mostram o impacto positivo dos investimentos em Data Lake

O setor de energia, à medida que cresce, transforma a sua jornada digital. Diariamente, mais equipes de inteligência de dados e negócios e especialistas em gerenciamento de altas quantidades de informações se tornam significativas às companhias, pois direcionam a tomada de decisão com base na leitura correta dos materiais coletados e analisados de seus clientes, parceiros, órgãos, entre outras entidades.

A modernização da tecnologia permitiu que este grande volume de referências fossem armazenadas em data lakes, em que são processados os dados brutos, nos quais as empresas ainda não definiram um objetivo, mas têm guardadas informações preciosas que podem trazer benefícios para as próprias instituições e sociedade, mas apenas se forem passíveis de interpretações. 

O data lake é um repositório que centraliza dados gerados pela e para as companhias e a ciência da informação analisa e sintetiza esses elementos, integrando informações que podem mudar e até criar um serviço ou produto. Um exemplo deste armazenamento refere-se às redes inteligentes (smart grid), que são sistemas de distribuição e transmissão de energia elétrica que utilizam recursos digitais e da tecnologia da informação. Desta forma, o processo é mais eficiente, controlando o fluxo de energia e, consequentemente, passa a ser mais sustentável. 

Em uma matéria publicada no blog da gigante norte-americana Amazon Web Services (AWS), no último ano, foi possível observar quatro tendências que aceleraram os planos de digitalização de empresas-clientes usando tecnologia e serviços em nuvem e ciência de dados, como:

  • Sustentabilidade
  • Necessidade Computacional para Distribuição de Energia
  • Democratização de dados
  • A digitalização alimenta a inovação das concessionárias

O texto sugere que a democratização de informações em um data lake, por exemplo, pode acelerar a inovação e oferecer benefícios mensuráveis e que afetam em larga escala o resultado das companhias.

Por que se basear em dados?

Uma pesquisa do Gartner, em 2018, com mais de 3.000 CIOs (Chief Information Officer), mostrou que estas lideranças classificam a análise avançada e o BI (Business Intelligence) como o principal diferencial de tecnologia para as suas empresas e estão investindo de acordo com dados, refinando produtos e serviços, além de considerarem esta área mais estratégica pelo alto desempenho que apresenta.

“A In Forma Software consegue centralizar todas as informações relacionadas a gestão de ativos em um ambiente estruturado por meio da plataforma EquipMaint, esta que suporta ainda os módulos de gestão da suíte In Forma. Nela, diversos conectores podem ser criados para integrar fontes de dados externas e outros processos, consolidando e permitindo análises profundas e a utilização de ferramentas de predição estatística.”

– Leonardo Cunha, engenheiro eletricista

Data lake, análise e integração de dados contribui para a gestão de energia 

O conceito de data lake se encaixa no cenário de gestão de energia, pois coleta e registra dados de medição em sequência temporal, podendo ser dividido em dois momentos. O primeiro é o acompanhar esta coleta das informações. Em segundo, integrar e gerenciar essas referências sejam secundárias ou não, de custos, orçamentos, etc. A Suíte In Forma ajuda os clientes fornecendo soluções com estas características, gerenciando as transações entre informações, contratos e utilidades, além de trazer relatórios completos, resultando em análises com base em inteligência de dados e detectando ineficiências, inclusive, em tempo real.

“Por se tratar de uma empresa com experiência de mais de vinte anos no desenvolvimento de soluções de Tecnologia da Informação, especificamente para a Indústria de Energia, a In Forma Software tornou-se um símbolo de confiabilidade e segurança para seus clientes e parceiros. 

Essa expertise se traduz desde o fornecimento de soluções para o atendimento da exigente regulação do setor, até mesmo no desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial e na Pesquisa e Desenvolvimento em soluções inovadoras, marcando grandes avanços para o mercado.

Com certeza a dedicação em sempre entregar qualidade e confiabilidade por meio da Transformação Digital em um segmento que está em constante busca por eficiência e sustentabilidade nos trouxe até aqui.”

– Leonardo Cunha, engenheiro eletricista

Impactando positivamente o negócio

No contexto do setor elétrico, é importante ressaltar que as concessionárias de transmissão, distribuição e as demais do segmento lidam com a complexidade de um extenso território (bairros, cidades, estados e, em algumas vezes, países), que requer ainda mais processamento de dados e apoio tecnológico para orientar, automatizar e integrar custos e serviços.

O impacto do data lake (armazenamento), ciência de dados (análise) e integração (solução), portanto, se faz presente no setor elétrico brasileiro e cabe às empresas entenderem sua importância e investirem em mais soluções, que geram melhor desempenho, qualidade e segurança.

A pesquisa que trouxemos acima, da AWS, cita que as concessionárias de energia elétrica dos EUA, por exemplo, gastaram quase USD 100 bilhões em despesas de Operações e Manutenção (O&M) em 2018, mas recorda que se as essas mesmas organizações destinassem 2% dos orçamentos de O&M aos seus processos de inovação, teria um impacto transformador em seus negócios. 

Lembrando que para empreendedores e startups que apostam em ideias e produtos para processos mais eficientes, também é importante estarem atentos e alinhados às requisições da agência reguladora do setor, assim com a In Forma, que tem seu software integrado com o da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A premissa é de que a adequação correta de dados permite sair na frente, gerando resultado, lucro e contratos a longo prazo.

SOBRE A IN FORMA

Com mais de 25 anos de mercado, a In Forma é líder em soluções para gestão de ativos em negócios que atendam a regulação setorial, incluindo critérios rígidos de produtividade e segurança. 

Possuímos total aderência de processos e da regulação do setor elétrico brasileiro com diversas soluções ideais para organizações complexas, equipamentos de alto valor, normas e regulações rigorosas que necessitam de integração de processos. Nossa expertise agrega valor imensurável às companhias, pois garantimos qualidade durante toda a implementação do software e suas atualizações.

Solicite o contato de um dos nossos especialistas!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp