Tempo Real: Tecnologias avançadas em prol da eficiência no setor energético

Última alteração: 16 de Julho de 2020 às 11:59

A operação em tempo real monitora os estados operativos dos ativos, registra os eventos relevantes e retorna o sistema ao normal quando ocorre alguma anormalidade. Essas atividades são executadas de forma ininterrupta por meio de equipes divididas em três turnos de oito horas ou em quatro de seis horas.

Cada mudança de time é denominada de passagem de turno, onde há um repasse de informações entre os grupos de colaboradores. Esse processo é muito importante para que o trabalho de monitoramento dos estados operativos dos ativos seja feito de forma correta, proporcionando ações preventivas de manutenção mais eficientes.

Além disso, para que esse acompanhamento em tempo real também flua bem, é vital que a tecnologia seja inserida de maneira perfeita no acompanhamento da performance dos equipamentos.

Por isso, neste artigo, vamos destacar diversos fatores para que a operação em tempo real seja automatizada dentro das melhores práticas do mercado.

Confira!

A automação de processos e as evoluções do monitoramento na gestão de ativos

A transformação digital tem como uma das principais características permitir que vários processos sejam otimizados. Isto é, ela contribui para tornar a execução das tarefas mais ágil e com um índice de erro muito próximo a zero.

Essa tendência também está sendo percebida no acompanhamento da operação em tempo real, uma vez que o uso da tecnologia fornece mais segurança para gestores tomarem decisões rápidas e corretas sobre os melhores procedimentos.

Em outras palavras, a fim de reduzir riscos no fornecimento de energia elétrica, é preciso haver um monitoramento constante nas transmissoras e geradoras de energia (usinas hidrelétricas, por exemplo).

Também vale ressaltar que o Operador Nacional do Sistema (ONS) precisa ser comunicado de intervenções que serão feitas pelas transmissoras e geradoras. Essa é uma iniciativa que deve ser seguida para o Sistema Elétrico Brasileiro não ser afetado de maneira significativa por essas paralisações.

Nesse contexto, um monitoramento baseado em soluções tecnológicas é fundamental. A partir dele, é possível antever eventuais problemas que possam ocorrer nas instalações.

O planejamento, dessa forma, pode ser feito de maneira mais adequada, para que eventuais interrupções, relacionadas com a manutenção de ativos, sejam executadas sem acarretar prejuízos às transmissoras e geradoras de energia elétrica.

À medida que a operação em tempo real passa a ser uma prática devidamente executada, maiores são as chances de os serviços de operação e manutenção (O&M) serem conduzidos de forma estratégia.

Resumidamente, esses processos passam a ter uma contribuição, ainda mais decisiva, para o setor elétrico atingir resultados mais expressivos.

Como a In Forma contribui para o desenvolvimento das operações em tempo real?

Uma alternativa interessante para a automatizar a operação em tempo real consiste no uso da Suíte In Forma, que apresenta funcionalidades desenvolvidas com foco na experiência do usuário. A intenção é fazer com que o registro de eventos e o acompanhamento da operação pelos operadores sejam executados com maestria.

Essa plataforma também permite a integração de diversos sistemas SCADA para a importação de leituras operacionais, contendo as principais grandezas monitoradas, e dos diversos alarmes e modificações operativas do sistema. Assim, a solução efetiva a padronização dos eventos criados, o que garante mais qualidade e segurança aos dados.

Outro ponto positivo é que a Suíte In Forma tem uma inteligência artificial, que interpreta os logs do SCADA e automatiza o processo de criação de eventos. Esse processo é muito importante para que os trabalhos sejam executados com mais tranquilidade e com um menor índice de erros.

Também vale mencionar que os operadores, por meio da plataforma, podem acessar todas as informações inseridas pelas equipes de pré-operação, incluindo os Roteiros de Manobra. Esse acesso às informações, permite uma visão ampla dos serviços e facilita a execução das tarefas ligadas à operação em tempo real.

Com o intuito de tornar mais ágil os trabalhos, as equipes de campo ainda podem usar a versão mobile da Suíte para efetivar inspeções e medições. É uma comodidade que favorece uma análise mais exata da situação do momento, permitindo uma decisão mais rápida e precisa.

Por fim, na passagem de turno, podem ser emitidos relatórios com todas as ações concluídas, ocorrências registradas, trabalhos em andamento e outras informações de maneira detalhada e automatizada.

Tudo isso tem como meta proporcionar mais condições de uma operação em tempo real cumprir com os objetivos estabelecidos.

Por que escolher a In Forma para o monitoramento das operações no setor de energia?

A Suíte In Forma apresenta muitos recursos valiosos para as empresas do setor elétrico. Não à toa, é líder principal player do mercado no segmento de energia. Para você entender isso melhor, vamos explicar as vantagens que essa plataforma proporciona na operação em tempo real.

Acompanhe!

Padronização no registro de eventos

Contar com um sistema que permite o acesso a informações padronizadas facilita a visualização dos dados sobre processos no setor elétrico. Essa é uma vantagem que não pode ser ignorada em hipótese alguma, visto que reduz erros em um ambiente que exige muita atenção às regulações.

Aumento na segurança da operação

A automação tem como um dos benefícios mais evidentes a diminuição das falhas motivadas por trabalhos manuais em todas as fases da operação.  Esse aspecto proporciona um maior nível de segurança a todos envolvidos nas concessionárias de energia, além de fornecer mais credibilidade aos processos diretamente relacionados com a operação em tempo real.

Aumento de foco dos operadores

Com uma plataforma que permite um monitoramento eficiente e organizado das ações realizadas, consequentemente, os operadores ganham foco e produtividade, o que contribui para o bom andamento dos serviços.

Agilidade no registro de eventos e ocorrências

Contar com tecnologia para monitorar as operações significa prezar por mais rapidez no registro de ocorrências. Isso contribui para os serviços de manutenção preventiva e corretiva serem feitos no momento adequado, o que minimiza os impactos de interrupções.

Diminua os riscos e aumente a produtividade no setor de energia com a In Forma

Automatizar a operação em tempo real é uma medida necessária para o setor elétrico ser mais eficiente. E, por meio da Suíte In Forma, aumentar a segurança das atividades e a produtividade da equipe se torna uma meta alcançável.

Os trabalhos de pré-operação e de pós-operação, por sua vez, também precisam de um acompanhamento de alto nível. Essa iniciativa é essencial para o segmento de energia elétrica correr menos riscos que prejudicam a transmissão e a geração de energia.

Ficou interessado em conhecer mais detalhes da Suíte In Forma? Então, entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo! Será um prazer ajudá-lo a utilizar a melhor plataforma do setor elétrico.