Como bons padrões de comunicação garantem maior segurança para as companhias

 

Por se tratar de um setor com um número significante de empresas gerenciando milhões de ativos essenciais, prezar por uma comunicação rápida e clara é um ponto-chave na garantia de uma operação segura.

 

É imprescindível padronizar a comunicação visando maximizar segurança operacional dos  empreendimentos, visto que, à medida que os colaboradores têm consciência sobre o que deve ser feito, maiores são as chances de evitar equívocos e eventuais acidentes.

 

Neste artigo, abordaremos os diversos fatores relacionados à necessidade do setor elétrico em seguir bons padrões de comunicação para terem um nível maior de segurança. Confira!

Entenda o atual cenário de comunicação entre agentes no setor elétrico

 

Podemos observar que no cenário atual, normalmente, a troca de informações entre os agentes do setor elétrico é efetuada via correio eletrônico. Essa prática pode facilitar para que ocorram atrasos nas autorizações das solicitações, prejudicando o planejamento e as operações da empresa.

 

O fator humano pode implicar para que essas demoras se tornem cada vez mais constantes e causando certa turbulência no processo de comunicação entre os agentes. Além disso, é importante que as companhias estejam em conformidade com as normas dos órgãos reguladores.

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é uma entidade brasileira que tem como principal responsabilidade a coordenação e controle das operações de companhias do setor elétrico.

 

Sob fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o ONS é responsável pela publicação dos “Procedimentos de rede”, que abordam normas específicas para as companhias do setor elétrico. Há, por exemplo, regras detalhadas que abrangem as intervenções de pré-operação, cujo foco é planejar o funcionamento das instalações das concessionárias do setor elétrico.

 

A fim de evitar ações punitivas, as companhias precisam adotar bons procedimentos de comunicação para seguir as normas impostas pelos dos órgãos reguladores. Caso isso não ocorra, as empresas podem encontrar dificuldades para que seus serviços estejam nos padrões estabelecidos.

 

Principais prejuízos do setor elétrico por falhas na comunicação

 

Como visto acima, uma boa comunicação no setor elétrico é indispensável para as companhias atuarem conforme as regulações exigidas. Nesse sentido, se uma empresa não entrar, com a devida antecedência, em contato com o ONS sobre a necessidade de realizar uma intervenção, poderá enfrentar sérios problemas no futuro.

 

Dependendo da situação, a concessionária poderá sofrer um grande prejuízo financeiro, penalizada e, em alguns casos, até mesmo obrigada a ressarcir quaisquer danos provocados.

 

Inegavelmente é uma situação bastante desagradável, porque também impacta na imagem e na credibilidade da companhia. Recuperar a confiança do mercado é um trabalho muito difícil e que exige um esforço enorme. Em algumas situações, é praticamente irreversível para uma empresa reconquistar o prestígio perante seus stakeholders.

 

Portanto, é fundamental que a troca de informações no setor elétrico seja gerenciada de forma inteligente, visto que um bom planejamento para execução das intervenções com as melhores práticas do mercado só pode ser concretizado quando a comunicação funcionar plenamente.

 

Como a tecnologia contribui para a gestão da rede de autorizações?

 

A boa gestão das informações corporativas favorece a interação, por exemplo, entre as companhias do setor elétrico. Entretanto, para isso se tornar uma realidade, é essencial que sejam utilizados sistemas que aperfeiçoem a comunicação na área.

 

Ao gerenciar dados com alto nível de segurança e qualidade, uma companhia tem mais condições de analisar como pode cumprir as regras dos órgãos reguladores. Isso porque, além de facilitar a troca de dados, fornece mais agilidade às etapas de autorização necessárias antes das manutenções.

 

Apostar na tecnologia abre diversas portas para outros benefícios que englobam o maior cuidado com as informações corporativas e o aumento do nível de segurança durante a realização dos serviços.

 

Esse cenário cria um impacto muito positivo no trabalho dos colaboradores, que estarão mais conscientes e engajados do que deve ser feito para que a companhia possa ser mais eficiente na prestação dos serviços.

 

De modo geral, a comunicação no setor elétrico, por meio de uma solução automatizada, viabiliza o domínio de todas as fases da operação, permitindo que os erros sejam identificados e corrigidos o mais rápido possível.

 

Além disso, com o devido suporte tecnológico, a companhia pode reverter a demora na rede de autorizações, uma vez que todas as informações estão centralizadas em uma única plataforma.

 

Conheça a solução da In Forma que irá aumentar a segurança das suas operações

 

Desenvolvido pela In Forma, o RequestOK é um portal para envio de informações entre agentes (empresa x empresa). Ele visa a padronização da comunicação entre as empresas do setor e contribui para rastrear de forma segura os pedidos de autorização ligados às intervenções.

 

Entre tantos benefícios dessa solução podemos citar:

 

  • Maior colaboração: Possibilidade de interdependência das atividades de cada setor, gerando assim uma colaboração maior entre as equipes e garantindo o crescimento da empresa;
  •  Confiabilidade: Por meio dessa ferramenta é possível antever eventuais falhas e classificar as condições dos ativos para a gestão de riscos, aumentando a confiabilidade das agências regulatórias;
  •  Aumento da produtividade: Através dessa solução as companhias do setor elétrico podem adquirir informações mais precisas em um menor período de tempo, aumentando assim a sua produtividade interna;
  • Rastreabilidade: Todas as decisões e alterações são registradas em um banco de dados, evitando assim confusões e garantido maior eficiência e eficácia dos dados;
  • Segurança: O sistema garante a segurança de todos os dados relacionados ao fluxo de trabalho, desde a operação até a manutenção.

 

No cenário atual, é muito comum que as empresas do setor elétrico troquem mensagens através do uso de e-mails. Contudo, dependendo do caso, alguns assuntos de extrema importância podem se perder devido à alta demanda, gerando assim um atraso nas operações de ambas as companhias.

 

Esses atrasos podem acarretar um maior trâmite para que as autorizações sejam efetivadas. Felizmente essa situação pode ser resolvida por meio da tecnologia. Afinal, o formulário do pedido de autorização do RequestOK permite lançar informações comuns relativas a uma intervenção, como:

 

  • Quem irá elaborar o serviço;
  • Qual será a data da parada (sendo programada ou não);
  • Quais equipamentos estarão envolvidos.

 

Listamos também exemplos de alguns documentos que podem ser enviados entres as empresas através do uso do RequestOK. Veja:

 

  •   Autorização para intervenção em equipamentos desenergizados (AI): Utilizado pelo Centro de Operações das empresas, esse documento garante as condições requeridas pela companhia responsável pela execução do serviço;
  •    Autorização para trabalho em equipamentos de interligação energizados (ATEIE): Esse documento é usado para o registro e garante das condições de segurança necessárias à empresa responsável pela realização dos serviços em linhas de transmissão/equipamentos energizados. Importante ressaltar a obrigatoriedade  desse documento pelos Centros de Operação das companhias envolvidas;
  •  Mensagens Operacionais (MO):Já esse documento é apenas emitido em casos de urgência, em decorrência de configurações imprevistas ou de contingências no sistema elétrico, visando dessa forma complementar, incluir ou retificar de modo temporários as instruções de operações vigentes.

 

Há também a possibilidade de mais dados serem inseridos no sistema, fazendo com que eles seguem um padrão de identidade em cada documento. Dessa forma, torna-se mais fácil a troca de dados entre os agentes do setor elétrico.

 

Visto que, o relacionamento com as agências reguladoras é um normativo definido somente por elas,  a In Forma oferece o RequestOK visando criar uma alternativa para integrar os documentos de solicitações de intervenção entre as empresas. Agilizando assim o contato entre os agentes que não utilizam a suíte In Forma, mas necessitam se comunicar com rapidez e facilidade.

 

Contar com um recurso que contribui para aperfeiçoar a comunicação no setor elétrico é crucial para uma companhia! Dessa forma, as empresas correm menos riscos de enfrentarem problemas em virtude da falta de planejamento com as intervenções.

 

Por isso, se você deseja melhorar a comunicação da sua empresa com os demais agentes do setor de energia, entre em contato conosco.